Vamos
O Mosteiro de Celas é um espaço “que quase ninguém conhece”
É no próprio mosteiro que irá decorrer, a 27 de maio, o II Colóquio dos 800 Anos da Abadia de Santa Maria de Celas, em Coimbra, que irá ter como tema central os aspetos da modernidade e da contemporaneidade do espaço, bem como a conservação e restauro.
A iniciativa pretende revelar e discutir alguns problemas fundamentais do espaço religioso a partir do seu legado artístico, onde o objetivo passa por contribuir para desocultar e reaver o universo entre cercas que a cidade foi abraçando. Esta segunda-feira, dia 22 de maio, no Salão Nobre da Junta de Freguesia de Santo António dos Olivais, foi apresentado o programa e os convidados que irão intervir.
O objetivo, explica o presidente da Junta de Freguesia de Santo António dos Olivais, Francisco Rodeiro, passa por “manter a memória do Mosteiro, divulgar a própria abadia de Santa Maria de Celas junto de um público cada vez mais vasto” e ainda alcançar “o maior número possível de pessoas nacionais e estrangeiras a procurarem o museu, o Mosteiro para o visitarem e verem a riqueza da própria abadia”.
“A cidade foi comendo esta instituição que foi desaparecendo e ficou reduzida a uma igreja, ao coro, e à Casa do Capítulo. Ficou tão abraçada pela cidade que quase ninguém a conhece”, explica Carla Gonçalves, professora e coordenadora do II Colóquio. Para a responsável, o objetivo é “atualizar e expandir o conhecimento sobre a abadia durante as épocas Moderna e Contemporânea, a partir do património artístico” que passa por estudar os “bens materiais” e assim “conseguimos resolver vários problemas do nosso passado”.
A organização dá destaque a Raquel Misarela que falará sobre “Os Capitéis de Celas: das boas intervenções de conservação e restauro. Crónica de uma morte anunciada”, bem como o trabalho fotográfico de Alexandre Ramirez sobre espaços secularizados, “O processo de secularização do Mosteiro de Celas e a sua integração nos bens do Estado (1834-1943)”. Elisa Lessa falará sobre a música, um tema importante para “aquela família que vivia entre muros”, afirma a coordenadora. Pode consultar o programa completo aqui.
Para participar neste colóquio pode realizar a inscrição no site.
Recorde-se que, a 2 de abril de 2022, realizou-se o I Colóquio, na Escola Superior de Educação de Coimbra (ESEC).
A apresentação do programa esteve a cargo de Francisco Rodeiro, presidente da Junta de Freguesia de Santo António dos Olivais, de Carla Gonçalves, professora e coordenadora do II Colóquio dos 800 anos da Abadia de Santa Maria de Celas e ainda de Maria Alice Luxo, representante da Irmandade de Nossa Senhora da Piedade.
Veja o vídeo da apresentação do programa:
Veja o com Francisco Rodeiro:
Related Images:
PUBLICIDADE