Saúde
O “típico prato português” que ajuda a prevenir doenças cardiovasculares
O bacalhau é um prato indispensável nas mesas portuguesas. Rico em proteínas e com baixo teor de gordura, este peixe é um grande aliado quando o assunto é prevenção de doenças cardiovasculares e ajuda a melhorar o sistema imunológico.
Segundo especialistas citados pelo VivaBem, o bacalhau, um exemplo de peixe magro, é rico em minerais como ferro e fósforo, e possui ómega 3. Um estudo publicado no American Journal of Clinical Nutrition sugere que o nutriente pode aumentar a expectativa de vida, principalmente entre o público que não fuma. O trabalho, que envolveu o Hospital del Mar Medical Research Institute (IMIM), contou com dados de um grupo de estudos de longa duração que monitoriza habitantes de Massachusetts, nos Estados Unidos, desde 1971.
A dieta que mais ajuda na prevenção à doença cardiovascular é aquela que tem ácidos do tipo EPA e DHA, explicou o presidente da Associação Brasileira de Nutrologia (Abran), Durval Ribas Filho. Segundo o especialista, estes ácidos, presentes sobretudo em peixes de água salgada, reduzem os triglicerídeos, ou seja, gorduras presentes na corrente sanguínea que têm relação direta com a síndrome metabólica, como obesidade, diabetes, risco cardiovascular e hipertensão arterial.
PUBLICIDADE
Para o presidente da Abran, o ideal é que o consumo do nutriente seja aproximadamente 200 gramas por semana. Embora o bacalhau proporcione benefícios à saúde, especialistas alertam para o alto teor de sal neste tipo de peixe.
Related Images:
PUBLICIDADE