Vamos
FAN-Farra Académica de Coimbra “não toma” Chá Dançante com Rosinha
O Chá Dançante é (era) um dos eventos mais tradicionais da Queima das Fitas da Universidade de Coimbra,
“Há, no entanto, acontecimentos que, ano após ano, sempre permaneceram certos, nomeadamente o facto de a FAN–Farra Académica de Coimbra ser, desde a sua fundação, uma presença assidua em eventos e festas académicas da cidade com organização da Associação Académica de Coimbra, participando anualmente, em diversas atuações da Queima das Fitas como o Sarau Académico, as Noites do Parque e, claro, o Baile do Chá Dançante. Sendo a FAN- -Farra Académica de Coimbra uma das escassas tunas académicas da Universidade de Coimbra, e não representando apenas uma faculdade ou instituição, temos sempre o objetivo de nos apresentarmos e de nos dirigirmos a todos os estudantes de Coimbra nestes eventos, (e não apenas a alguns), afirma a Fan-Farra em comunicado enviado a Notícias de Coimbra.
A tuna salienta que “tem–se notado, no entanto, uma descaracterização progressiva do fator tradicional na maioria destas atividades culturais, que são alusivas à história da Queima das Fitas e da própria cidade. Esta tendência tem sido naturalmente acompanhada por uma falta de interesse, e a par desta descaracterização, tem–se assistido a uma crescente falta de adesão por parte do público estudantil”.
Recorde um dos diretos NDC com a FAN-Farra no Chá Dançante:
O grupo estudantil revela que no “presente ano de 2023, foi aprovado pelo Conselho Diretivo da Queima das Fitas a “rotatividade” dos vários grupos académicos, tema que gerou oposições entre os membros integrantes desta Festa. Com a introdução desta rotatividade, a FAN–Farra Académica acredita que se abrirão precedentes para a progressiva descaracterização deste evento à semelhança do que já aconteceu com outros eventos culturais da Queima das Fitas”
Acrescenta que “com isto, tememos que em poucos anos, o Chá Dançante tenha o mesmo fim que eventos como o Sarau Académico, em tempos o evento mais importante da Queima das Fitas, mas que atualmente pouca ou nenhuma adesão apresenta por parte da comunidade estudantil. Prezamos pela continuação do calendário cultural de atividades da Queima das Fitas, contudo não concordamos com a introdução de uma alteração desta natureza pelas razões supracitadas.
Não se revendo nesta decisão, a FAN–Farra Académica de Coimbra comunica que não participará no Chá Dançante.
Numa altura em que a academia luta pela ressurreição e pela manutenção de diversas tradições e eventos culturais no seio da Queima das Fitas, surpreende–nos que a decisão do Conselho Diretivo da Queima das Fitas, relativamente ao Chá Dançante, seja feita em sentido contrário. lamenta FAN- Farra, antes de pedir desculpa a todos os esperavam ver a sua atuação no Chá Dançante.
O Chá Dançante, que outrora era realizado no mesmo local do Baile de Gala da Queima das Fitas (que em 2023 decorre na igreja do Convento São Francisco), está marcado para “velho” Pavilhão Jorge Anjinho, no dia 23 de maio, tendo como cabeça de cartaz a “marota” Rosinha.
Relembre alguns êxitos de Rosinha:
Related Images:
PUBLICIDADE