Portugal

Presidente do Turismo de Portugal defende mais financiamento para setor

Notícias de Coimbra com Lusa | 2 anos atrás em 05-05-2023

O presidente do Turismo de Portugal, Luís Araújo, defendeu hoje, dia 5 de maio, em Bruxelas mais financiamento direto para o setor do turismo, sublinhando que este representa 20 milhões de postos de trabalho na Europa, além do “efeito de arrastamento” noutras atividades.

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

publicidade
publicidade

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

publicidade
publicidade

Intervindo numa mesa-redonda durante o Dia Europeu do Turismo, evento que voltou a ser celebrado em Bruxelas pela primeira vez nos últimos cinco anos, Luís Araújo, na qualidade de presidente do Turismo de Portugal e da European Travel Commission (ETC), que representa 33 organizações nacionais de turismo da Europa, saudou as iniciativas que têm sido levadas a cabo a nível comunitário, mas argumentou que é preciso dar “mais um passo”.

“Temos de ser mais ativos. Precisamos de financiamento direto porque representamos 20 milhões de postos de trabalho. Penso que deveríamos dizê-lo todos os dias, é como um mantra: representamos 20 milhões postos de trabalho na Europa”, disse, recordando que também muitos outros setores beneficiam do turismo, dado o “efeito de arrastamento” deste.

“Para dar uma ideia”, Luís Araújo deu “um exemplo de Portugal”, apontando que “as exportações de vinho para os Estados Unidos e Brasil estão em perfeita correlação com o crescimento de turistas desses países para Portugal”.

“Estou certo de que primeiro visitam, e depois compram o vinho, acreditem”, vincou.

Apontando que o setor do turismo foi duramente atingido durante a pandemia da covid-19, o presidente do Turismo de Portugal e da ETC considerou que “a plataforma que foi lançada com todo o financiamento que está disponível através de tantos instrumentos por toda a Europa é maravilhosa, mas é preciso dar um passo mais”.

“E esse passo adicional é ter financiamento específico para turismo, promoção específica para o turismo, promover o turismo intraeuropeu, promover os valores da Europa através da colaboração, e penso que agora a palavra essencial é cooperação, entre países. Estou orgulhoso de fazer parte da ETC, que está a fazer isso. Mas ainda assim temos de fazer mais”, argumentou.

Segundo Luís Araújo, todos concordam que o turismo tem de ser “mais sustentável”, trabalhando de forma coletiva, pois não cabe aos turistas “alterar a forma como se faz turismo”.

“Temos de mudar a atitude de toda a cadeia de valores, da oferta à procura”, defendeu.

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE