Saúde
O que é um aperto no coração? O cardiologista Luís Leite vai explicar no Exploratório
“Conversar é o melhor Remédio – Médicos no Exploratório”, é um ciclo de conversas promovido pelo Exploratório em parceria com o Centro Cirúrgico de Coimbra, e vai ser apresentado no sábado, 6 de maio, às 18:00, numa sessão dedicada à prevenção da doença cardíaca. O médico Luís Leite, especialista em Cardiologia, estará a explicar a “estenose aórtica”. A entrada é livre.
“Aperto no coração, a estenose aórtica” é tema da próxima sessão do ciclo Conversar é o melhor Remédio, promovido pelo Exploratório – Centro Ciência Viva de Coimbra, em parceria com o Centro Cirúrgico de Coimbra. Nesta sessão de maio, a acontecer excecionalmente logo no início do mês devido às múltiplas atividades programadas para as próximas semanas na cidade de Coimbra, o médico cardiologista Luís Leite explicará a todos o que é um “aperto no coração” e os seus efeitos sobre a saúde.
É ela que regula o movimento de entrada e saída do sangue, por isso, quando existe uma estenose, ou aperto, a válvula aórtica vai ficando cada vez mais estreita, não abre completamente e acaba por impedir a passagem do sangue do coração para todo o corpo. Alterações na válvula aórtica afetam e muito a saúde do coração, a estenose é uma dessas consequências e os efeitos podem ser fatais (ou não). É o que irá explicar o cardiologista Luís Leite, na conversa deste sábado, 6 de maio, às 18h00, no Exploratório.
Assistente convidado na Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra, Luís Leite foi distinguido com o Prémio Jovem Cardiologista de Intervenção, pela Sociedade Portuguesa de Cardiologia, em 2015 e 2016, tendo sido nomeado, por um painel de especialistas nacionais, como um dos 25 médicos e investigadores do futuro em Portugal (in revista Sábado de 18.01.2018). Luís Leite assistente convidado pela Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra, estando atualmente a frequentar o Programa de Doutoramento em Ciências da Saúde. Fez o Internato Médico em Cardiologia, no Serviço de Cardiologia do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra, onde é assistente hospitalar desde 2017.
Conversar é o melhor Remédio, ciclo de conversas em parceria entre o Exploratório e o Centro Cirúrgico de Coimbra, desenvolveu-se ao longo de 2018, 2019, 2020 e 2021, nestes dois anos com o cancelamento de algumas sessões devido à pandemia. Em 2022, foi retomado em fevereiro e prossegue em 2023. Um sábado por mês, um médico da instituição de saúde ou convidado vem ao Exploratório conversar com o público sobre uma diferente temática da saúde ou da medicina.
Related Images:
PUBLICIDADE