Vamos
Vem aí uma terceira onda de calor! Fique a par de conselhos para se proteger
Portugal vai ver a terceira onda de calor deste ano no mês de abril. Para tal, é necessário ter cuidados com as temperaturas elevadas.
De acordo com um artigo da Associação Portuguesa para a Defesa do Consumidor (DECO), as consequências da exposição ao calor podem variar, mas uma das principais é a desidratação, que se pode manifestar através de “dor de cabeça, cansaço, sensação de sede, boca seca ou pouca urina.”
Outra é a insolação ou golpe de calor, quando há uma subida repentina da temperatura corporal, uma situação por vezes perigosa. Os sinais de alarme são a pele vermelha, quente e seca, pulso rápido e forte, dor de cabeça, náuseas, tonturas, confusão mental e perda parcial ou total de consciência.
Pode também ocorrer o esgotamento ou exaustão, “especialmente grave nas pessoas idosas e hipertensos”. Pode sentir sede intensa, suor excessivo, palidez, cãibras musculares, cansaço e fraqueza, dor de cabeça, náuseas, vómitos, pulso rápido, respiração rápida e superficial e desmaio.
Perante estes sinais de alarme, “se a situação não for grave, procure um local fresco, descanse e tente baixar a temperatura corporal bebendo água e aplicando panos molhados localmente”, refere. Caso se verifiquem situações mais graves, ligue para o 112.
Como proteger do calor?
Hidratação: Deve-se manter-se sempre hidratado com água. Ao longo do dia vá bebendo mesmo que não tenha sede. Pode optar “por sumos naturais, ricos em sais minerais, que perdemos com a respiração”. Refresque-se com água fria, molhando pulsos, têmporas e a nuca, e evite esforços físicos.
Refeições: Devem ser ligeiras ao longo do dia e prefira as ricas em fruta e legumes crus.
Frescura: É essencial escolher locais frescos. Não se exponha ao sol nas horas de maior calor. Caso contrário, use chapéu, óculos de sol e protetor solar . Em casa, pode fechar as portadas ou estores e também as janelas, enquanto houver sol. Mais tarde, abra para que circule o ar.
E se ocorrem imprevistos?
A Deco lembra a importância de evitar zonas poluídas, “uma vez que as temperaturas elevadas e a poluição do ar estão, muitas vezes, associadas”. Deve ainda evitar estar sozinho na rua, seja a trabalhar ou a fazer alguma atividade; em situações de calor extremo, poderá ficar confuso ou perder a consciência.
Proteja sempre os animais de estimação.
Related Images:
PUBLICIDADE