Coimbra

2 milhões para reabilitar 75 habitações no Bairro da Rosa   

Notícias de Coimbra | 2 anos atrás em 26-04-2023

Câmara Municipal (CM) de Coimbra consignou no dia 26 de abril, obras em 75 habitações no Bairro da Rosa, no âmbito da empreitada de reabilitação de 105 habitações municipais nos Bairros da Rosa e Ingote – 1º Direito.

PUBLICIDADE

As empreitadas foram adjudicadas pelo montante de 2.388.054,86 euros. O presidente da CM de Coimbra, José Manuel Silva, a vereadora da Ação Social, Ana Cortez Vaz, o chefe de Divisão de Edifícios Habitacionais, José Neto, e os representantes das firmas adjudicatárias, Filipe Abrantes, da Conway LDA (lote 3), e Franclim Lopes, da Veiga Lopes S.A. (lote 4 e 5) estiveram presentes na consignação, que decorreu no Salão Nobre dos Paços do Concelho.

A CM de Coimbra pretende reabilitar 105 habitações municipais nos bairros da Rosa e do Ingote, incluídas no Programa 1.º Direito, com um investimento superior a dois milhões de euros (M€), mais concretamente 75 habitações do Bairro da Rosa (objeto da consignação de hoje) e 30 habitações do Bairro do Ingote (em execução no quadro dos lotes 1 e 2 de intervenção). Com estas requalificações, a Câmara Municipal consegue dotar, assim, o município com mais 105 soluções habitacionais, na sequência do protocolo celebrado a 30 de junho de 2021, entre o Instituto da Habitação e da Reabilitação Urbana, I.P. e o Município de Coimbra.

PUBLICIDADE

publicidade

As obras agora consignadas preveem intervenções profundas no Bairro da Rosa, na União de Freguesias de Eiras e São Paulo de Frades, em 23 habitações, no âmbito da empreitada do lote 3, e em 52 no quadro da adjudicação dos lotes 4 e 5. Esta empreitada está a ser executada por fases, sendo que, nas consignações de hoje, estão em causa os lotes 3, 4 e 5. O lote 3 foi adjudicado à empresa Conways, por 710.890,43 euros e com um prazo de execução de 450 dias. Já os lotes 4 e 5 foram adjudicados à empresa Veiga Lopes S.A. por um valor global de 1.677.164,43 euros, sendo que o lote 4 tem um prazo de execução de 450 dias e o lote 5 de 481 dias.

A autarquia recorda que os lotes 1 e 2 da empreitada de reabilitação de 30 frações dos Bairros da Rosa e do Ingote foram consignados, a 18 de agosto de 2022, à empresa Ramal Pombeiro, Construções Lda., num investimento global superior a 827 mil euros, com um prazo de execução de 360 dias para cada lote (cujas obras estão a decorrer em simultâneo).

A edilidade adianta que #os trabalhos dos lotes hoje consignados compreendem a demolição de paredes e muretes existentes; a remoção de pavimentos e substituição por pavimentos de mosaicos e/ou vinílico; pinturas de paredes e tetos; substituição de carpintarias, nomeadamente substituição de portas interiores, móveis de cozinha e roupeiros e substituição da porta de acesso à fração; intervenções nas instalações sanitárias, incluindo a substituição de revestimento de pavimentos e paredes, substituição de peças sanitárias, inclusão de base de duche em vez de banheira; renovação de rede de abastecimento de águas, na cozinha e instalação sanitária, incluindo ajuste de rede existente para AQS, cujas infraestruturas serão executadas; renovação da rede de saneamento no interior da fração, na cozinha e instalação sanitária; intervenções na rede de gás, que será reajustada, existindo, conforme o lote, gás natural ou gás de garrafa, e em toda a instalação elétrica e infraestruturas de telecomunicações”. 

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE