Coimbra
Perto de 3 mil pessoas gritam em Coimbra “25 de Abril Sempre”
Perto de três mil pessoas de 73 organizações culturais e artísticas, repúblicas, associações, secções e núcleos de estudantes participaram em Coimbra numa manifestação popular, para assinalar o 25 de Abril.
“Esta iniciativa visa defender os padrões da liberdade e convivência democrática, que foram conquistados há 49 anos neste dia, que se assinala o Dia da Liberdade”, sublinha Beatriz Rosa da organização, frisando “que se verificou uma crescente adesão a esta comemoração encabeçada pelo Ateneu de Coimbra.
PUBLICIDADE
A manifestação começou na Praça da República e terminou no Pátio da Inquisição com a participação de perto de 3000 pessoas, avançou ao Notícias de Coimbra a Polícia de Segurança Pública.
De cravo ao peito ou na mão foram várias as gerações que participaram no desfile com várias bandeiras e cartazes. Ao som de músicas de intervenção como “Grândola Vila Morena”, os manifestantes gritaram palavras de ordem como “Fascismo nunca mais, 25 de abril sempre” ou “Abril está na rua, a luta continua”.
Para Mário Nogueira, secretário-geral da Federação Nacional dos Professores, esta iniciativa visa “reafirmar os valores de Abril, da democracia e da liberdade”. Mário Nogueira notou que “esta manhã na Assembleia da República viu-se como o fascismo vai arreganhando os dentes. Hoje o fascismo chamou-se Chega com aquela forma inadequada de estar, independentemente de concordância ou discordância com o presidente de um outro país”.
A Associação Académica de Coimbra também participou na marcha do 25 de Abril para “transmitir os valores de Abril entre a comunidade estudantil, tendo em conta que os estudantes de Coimbra foram muito importantes para Abril de 1974″.
João Caseiro frisa que a academia” sempre teve um papel preponderante na luta pela liberdade”.
A marcha terminou no Pátio da Inquisição com a atuação dos L’Echo des Avens e do Grupo de Concertinas “Sons de Casconha”.
Veja os diretos NDC:
Related Images:
PUBLICIDADE