Carteira
Portugueses estão a pagar mais pelas comunicações relativamente ao ano passado
Os preços das telecomunicações em Portugal registaram um aumento, em março, de 5,7% face ao período homólogo do ano passado.
Segundo os dados da Anacom, esta foi a maior subida desde abril de 1994. No que diz respeito à variação mensal, a subida foi de 1,7%.
PUBLICIDADE
O relatório dá conta que o aumento se reflete na taxa de inflação, isto é, ao “ajustamento dos preços” dos prestadores de serviços conjuntos de telefone fixo e móvel, televisão e Internet em linha com a variação do índice de preços no consumidor (IPC) do ano passado, lê-se na notícia do Correio da Manhã.
A Vodafone “implementou um ajuste com base na inflação média de 2022 de 7,8%; seguindo no encalço da Nos e da Meo, que já tinham aumentado os preços na mesma ordem em fevereiro.” Já no mês de março, “as telecomunicações subiram 2%, o que traduz um valor superior aos registados na União Europeia (UE). Portugal foi, entre os 27, o 10.º país com a variação de preços mais elevada, numa lista encabeçada pela Polónia, com um aumento médio de 5,4%”, informa.
Também o acesso à rede 5G poderá representar um aumento de custos para a maioria dos consumidores. “Para já, o período experimental gratuito oferecido pela Nos, a Meo e a Vodafone irá manter-se até 30 de setembro deste ano para todos os tarifários mas, após essa data (e se o prazo não for novamente alargado), os consumidores terão de fazer face a um custo extra de cinco euros para manter o acesso”, conclui.
Related Images:
PUBLICIDADE