Vamos
Mural em parede de café “referenciado pela PIDE” celebra Abril em Miranda do Corvo
Abril em Miranda é o título da obra executada pelo artista Guel Do It, Miguel Mazeda, de Gaia.
Numa parede com mais de 150 metros quadrados o Guel Do It deu largas à sua imaginação e numa composição de camadas retratou, no sentido literal da palavra, a efeméride que se comemora no dia da inauguração. No mural surgem os rostos, sobrepostos, de Salgueiro Maia e Sebastião da Cruz Lopes para além do Cravo e da pomba branca, símbolos da liberdade e da revolução.
PUBLICIDADE
Este mural pretende assim assinalar a data e relembrar tantos que lutaram pela liberdade e demonstrando que por trás dos rostos mais conhecidos houve outros que anonimamente trabalharam na defesa dos valores da revolução, como foi o caso de Sebastião, revela a junta de Freguesia de Miranda do Corvo.
O mural, que conta com o apoio do Município de Miranda, está situado numa parede onde outrora estava instalado o café Dueça, propriedade de Sebastião e dos seus irmãos, e que se encontrava referenciado pela PIDE, polícia política do antigo regime, como um local subversivo e revolucionário. Ali ouvia-se a rádio e liam-se publicações proibidas.
A inauguração está prevista para as 16 horas de terça-feira, dia 25 de Abril, e conta com a presença de António Campos, antigo deputado europeu e fundador do Partido Socialista.
Related Images:
PUBLICIDADE