Coimbra
Coimbra: Curta-metragem com sobreviventes de cancro finalista no Festival de Cinema “Saúde para Todos”
A curta-metragem “CHOOSE the HEALTHy way” [Escolhe uma vida saudável], do projeto europeu OACCUs – Outdoor Against Cancer Connects Us, é finalista no Festival de Cinema “Saúde para Todos 2023”, da Organização Mundial de Saúde (OMS). Das mais de 780 inscrições submetidas, a OMS selecionou 90 filmes entre os quais esta produção na categoria “Filme muito breve – Prémio Especial”.
PUBLICIDADE
Em Portugal a produção cinematográfica foi filmada em alguns dos locais mais emblemáticos de Coimbra, cidade que acolhe as três instituições do país parceiras no projeto: a Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física (FCDEF) da Universidade de Coimbra, o Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC) e Núcleo Regional do Centro da Liga Portuguesa Contra o Cancro (NRC.LPCC).
Pelo quarto ano, o Festival de Cinema “Saúde para Todos” desafiou produtores de vídeos a apresentar trabalhos que destaquem conteúdos relevantes da área da saúde. O projeto OACCUs, co-financiado pela União Europeia (UE), respondeu a este apelo com a produção da sua própria curta-metragem.
“Os filmes são uma forma poderosa de aumentar a consciencialização, melhorar a compreensão e incentivar mudanças positivas de comportamento”, salienta a OMS.
“CHOOSE the HEALTHy way” sensibiliza para os desafios dos jovens sobreviventes de cancro: protagonistas da Grécia, Portugal e Espanha, que sobreviveram ao cancro aos 19, 14 e 23 anos, respetivamente, partilham testemunhos emocionantes de resiliência e superação.
Related Images:
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE