Saúde
Será que os duches de água fria são bons para a saúde?
A norma é tomar banho de água quente. Só nadamos em águas frias como na praia ou em rios e piscinas. Mas há quem diga que água fria faz bem aos ossos. Será assim?
Ao longo da semana, tomar um duche de água fria, entre os 11 e 15 minutos, é o indicado pelos especialistas, pois traz benefícios para a saúde física e mental. “Além de fortalecer o sistema imunitário, ativa a circulação sanguínea e, por consequência, ajuda a minimizar o aparecimento de varizes e celulite, alivia a sensação de pernas cansadas e combate a retenção de líquidos”, segundo um artigo da revista Máxima.
É também uma ótima forma de aliviar a inflamação muscular, no fim de praticar atividade física intensa, e aumentar a sua energia. Outra vantagem é uma pele mais firme, elástica e luminosa.
Também a mente ganha. “Mais uma vez como resposta ao frio, a circulação sanguínea aumenta e o oxigénio é transportado até ao cérebro, contribuindo para uma maior concentração e foco. Porém, depois do choque inicial, o nosso batimento cardíaco e o ritmo da respiração voltam a baixar e acabamos por relaxar. É por isso que estes banhos são ainda relevantes na diminuição do stress, ansiedade e depressão, além de contribuírem para uma noite mais tranquila”, pode ler-se.
Poderá ser difícil a mudança, mas o aconselhado é começar com duches de 30 segundos, na primeira semana, e vá aumentando, até chegar aos 2 minutos por dia, dando um total de 11 a 15 minutos por semana, como recomendado.
Related Images:
PUBLICIDADE