Saúde
Fã de carnes vermelhas? Nem imagina o mal que fazem à saúde
É fã de carne, de uma boa bifana ou de um bife de vaca grelhado? Tenha cuidado com a quantidade e o tipo de carne que come, bem como a regularidade.
Um grupo de cientistas do Imperial College London descobriu que alimentos processados, refeições prontas e pão branco podem aumentar o risco de cancro, revela um estudo publicado na revista eClinicalMedicine, citado pelo Notícias ao Minuto.
Dietas de pessoas de meia idade foram comparadas com os registos de saúde de cada um dos participantes pelos investigadores. “A cada 10% de aumento nas calorias consumidas de alimentos processados, foi detetado um aumento de 2% no risco de cancro. As hipóteses de cancro do ovário, por exemplo, aumentaram 19% com o consumo dos alimentos ultraprocessados”, pode ler-se.
Os investigadores partiram da descoberta da ligação entre bebidas açucaradas e o cancro do intestino: o consumo excessivo de refrigerantes, sumos industrializados e bebidas energéticas duplicam o risco de desenvolver a doença antes dos 50 anos. Acreditam que metade dos casos poderiam ser evitados com uma dieta mais equilibrada e com a substituição de carne vermelha por legumes, por exemplo.
“O estudo corrobora as crescentes evidências de que os alimentos ultraprocessados impactam negativamente a nossa saúde”, dizem os autores do estudo. Consideraram que devemos evitar carnes vermelhas e bebidas alcoólicas.
Defendem ainda que uma boa alimentação deve incluir frutas, verduras, legumes, cereais integrais e feijão. A par da alimentação, os investigadores afirmam que é essencial fazer atividade física regular, evitar fumar e manter o peso controlado.
Related Images:
PUBLICIDADE