Educação

Estudantes universitários de Coimbra oferecem fardo de palha a José Manuel Silva como protesto contra as “prioridades inversas” do município

Notícias de Coimbra | 2 anos atrás em 12-04-2023

“Zé Manel, seu gringo, o cortejo é ao domingo” , “Zé Manel, eu sei, preferes os Coldplay”, foram alguns dos motes satíricos que os estudantes, caloiros e doutores, gritaram contra o atual executivo por ter “prioridades inversas”, na tarde desta quarta-feira, 12 de abril, em Coimbra.

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

publicidade
publicidade

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

publicidade
publicidade

Cerca de uma centena de estudantes partiram do Jardim da Sereia e rumaram à Avenida Sá da Bandeira até à Praça 8 de Maio numa manifestação, promovida pelo Conselho de Veteranos da Universidade de Coimbra (UC), com o propósito de contestar as alterações e fraco apoio à realização da Queima das Fitas. O protesto serviu para mostrarem o descontentamento para com o executivo camarário pela forma como tem tratado as prioridades da Academia e da Universidade de Coimbra.

Matias Correia, Dux veteranorum do Conselho de Veteranos da UC explica que tinha reunido “com o presidente da Câmara Municipal onde foi feito um acordo para esperar pela auscultação dos estudantes e o que se sucedeu foi que os estudantes antes de terem sido auscultados já havia a decisão da alteração do cortejo para terça-feira. Quando a decisão foi tomada já não havia muito espaço de manobra para negociações e o problema está aí.”

“Os Coldplay é que vieram colocar-se em cima do cortejo das festas académicas”, o problema não são os concertos, mas sim “a Câmara que permitiu que um evento se sobrepusesse a outro evento de carisma muito maior, histórico e tradicional. O que fica nos livros de história não é a vinda dos Coldplay ou da Madonna a Coimbra. O que fica na história é o que traz as pessoas à cidade que é a tradição académica dos estudantes e das vivências académicas. São eventos incompatíveis”, menciona o Dux que garante que foram “colocados em terceiro plano.”

O académico acrescenta ainda que fizeram “algumas recomendações ao munícipio, nomeadamente, em carta, de situações a serem feitas para combater os Coldplay e a Queima das Fitas no mesmo dia.” Receiam o “autoritarismo e a unilateralidade com que a Câmara Municipal toma as decisões, muitas vezes, sem consultar a Academia e sem ter em conta a opinião” dos estudantes, conta Matias Correia. Os estudantes consideram que o concerto da banda internacional “é um evento externo à academia”, pois “é uma prioridade completamente inversa. O espírito da cidade deve prevalecer sobre os interesses do capitalismo”, ressalva.

O atraso das obras que “prejudicam bastante as atividades e a cidade”, bem como a promessa da Serenata Monumental se realizar na Sé Velha, mas devido às obras tiveram novamente que fazer alterações, são outras questões que os académicos colocaram “em cima da mesa”, refere.

“A burros não se fala, dá-se palha e foi isso que fizemos. Entregamos o jantar ao senhor presidente da Câmara Municipal de Coimbra – um fardo de palha oferecido pelos caloiros da UC”, explica Matias Correia.

Veja a fotogaleria da Manifestação satírica contra as alterações na Queima das Fitas e mais fotos no Facebook do Notícias de Coimbra:

O Jardim da Sereia foi palco, esta quarta-feira, de mais uma edição das Calouríadas, os Jogos dos Caloiros da Universidade de Coimbra. Trata-se de uma megapraxe que engloba todos os cursos da Universidade de Coimbra com o propósito de fomentar um espírito de competição saudável e convívio entre os caloiros não só do mesmo curso ou instituição, mas também para estarem em contacto com caloiros de outros cursos e faculdades.

Os alunos recém chegados foram separados em “rebanhos” e passaram por várias provas e jogos pontuados. Foram 16 postos e iam rodando entre o Jardim da Sereia e a Praça da República.

O grupo vencedor “Non Stop” teve o direito a um prémio: foram os alunos que tiveram a honra de o carregar até à Câmara Municipal de Coimbra e de entregar ao edil conimbricense, numa forma de protesto contra as alterações da Queima das Fitas sem consultar os académicos. O presidente não terá recebido os estudantes nem o fardo de palha, de forma presencial, pois estaria numa reunião.

As atividades destes jogos tiveram início às 14:00 com um ajuntamento e chinfrineira na Praça da República e seguiu-se, meia hora depois, a benção dos Rebanhos pelo Dux Veteranorum.

Veja a fotogaleria dos Jogos dos Caloiros da Universidade de Coimbra e mais fotos no Facebook do Notícias de Coimbra:

Veja o vídeo do NDC:

 

Veja o vídeo do NDC:

Veja o vídeo do NDC:

Veja o vídeo do NDC:

Veja o vídeo do NDC:

Veja o vídeo do NDC do vencedor dos jogos dos caloiros da UC:

Veja o vídeo do NDC dos jogos dos caloiros da UC:

Veja o vídeo do NDC dos jogos dos caloiros da UC:

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE