Coimbra

Coimbra quer eliminar infiltrações de água no Museu Machado de Castro

Notícias de Coimbra | 1 ano atrás em 12-04-2023

A Câmara Municipal (CM) de Coimbra consignou ontem, dia 11 de abril, a empreitada “Museu Nacional Machado de Castro – Fachadas, Conservação e restauro da Loggia e escadarias do Pátio”, por 116.973,12 euros (mais IVA), no âmbito do contrato interadministrativo de cooperação, celebrado em 2021, entre o Município de Coimbra e o Estado Português, através da Direção-Geral de Património Cultural (DGPC) e da Direção Regional de Cultura do Centro (DRCC), para intervenções em Museus, Monumentos e Palácios Nacionais alvo de financiamento do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR). O auto de consignação da empreitada contou com a presença da vereadora Ana Bastos, dos responsáveis municipais e do empreiteiro responsável pela obra.

PUBLICIDADE

Pretende-se com a obra consignada eliminar as infiltrações de água que se verificam nos compartimentos interiores do museu, que se localizam sob as escadas exteriores, existentes no pátio do piso térreo do museu. A intervenção tem como objetivo a conservação e restauro da Loggia, dos pisos térreos e 1, assim como as duas escadarias laterais incluindo as colunas, frisos e coberturas em terraço dos alpendres. Os trabalhos previstos incluem o material pétreo (cantarias), serralharias e tetos em madeira. 

PUBLICIDADE

A consignação da obra teve lugar na terça-feira, dia 11 de abril, tendo sido adjudicada a 16 de março à empresa “N – Restauros, Conservação e Restauro, Lda.”, com um prazo de execução de 120 dias. 

O projeto é da responsabilidade da DGPC e a abertura do procedimento foi realizada pela Divisão de Edifícios e Equipamentos Municipais do Município de Coimbra, sendo a fiscalização da competência da empresa Vítor Hugo – Coordenação e Gestão de Projetos, SA., adjudicada por 4.500 euros.  

PUBLICIDADE

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE