Coimbra

“Nunca fui mandada parar em 15 anos”. GNR aperta cerco a condutores em Coimbra

Notícias de Coimbra | 2 anos atrás em 06-04-2023

A Operação Páscoa 2023 da Guarda Nacional Republicana (GNR) está na estrada até dia 11 de abril, com ações de sensibilização e fiscalização de trânsito. O NDC acompanhou, na tarde desta quinta-feira, 6 de abril, uma patrulha do Destacamento de Trânsito de Coimbra junto às portagens da A1 em Coimbra Norte.

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

publicidade
publicidade

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

publicidade
publicidade

Tânia Breda é de Mortágua e foi mandada parar pelos militares quando se dirigia para casa dos pais para passar a Páscoa. Ao NDC, esta mortaguense disse que “em 15 anos foi a primeira vez que parou numa operação stop”, salientando “que foi tranquilo, até porque estas ações são importantes para a segurança dos automobilistas”.

“Tenho os documentos em ordem e está tudo direitinho” sublinhou esta condutora que fazia a viagem acompanhada pela filha.

Sónia Maçãs saiu de Lisboa em direção a Lamego, onde vai passar esta época com a família do marido e quando se dirigia em direção ao IP3, junto às portagens de Coimbra Norte, foi mandada parar. Concorda “com estas ações de fiscalização”, afirmando que “deveria haver mais iniciativas destas”, notando que há muito trânsito nas estradas.

“O período de fiscalização de maior esforço de patrulhamento rodoviário será entre esta quinta-feira e o final do dia de segunda-feira, período que se prevê maior volume de tráfego”, avançou ao NDC o comandante do Destacamento de Trânsito de Coimbra.

José Portugal salienta que esta operação “visa a segurança e a proteção das pessoas e por isso aconselha a uma condução atenta, cautelosa e defensiva dos condutores”, sublinhando que “os militares da GNR estão especialmente atentos a comportamentos de risco dos condutores, sobretudo manobras perigosas, condução sob a influência do álcool e substâncias psicotrópicas, excesso de velocidade, correta sinalização e execução de manobras de ultrapassagem, mudança de direção e cedência de passagem, uso indevido do telemóvel e incorreta ou não utilização de cinto de segurança e cadeirinhas para crianças”.

Para que as deslocações nesta época festiva sejam feitas em segurança, a GNR apela aos condutores para adequarem a velocidade às condições meteorológicas, ao estado da via e ao volume de tráfego rodoviário e evitarem manobras que possam prejudicar o trânsito ou originar acidentes.

Carregue na galeria | Operação Páscoa 2023 da Guarda Nacional Republicana:

Veja os diretos NDC:

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE