Vamos
Previne cancro do cólon, elimina rugas e muito mais. Os benefícios pouco conhecidos da banana
Depois da dica das cascas de laranja agora é a vez de ficar a saber dos benefícios que a banana tem para oferecer. Já ouviu falar em comer cascas desta fruta? E que ajuda na saúde mental ou até mesmo transformar-se num “corretor” de olheiras? A verdade é que a banana para além de saborosa é uma super aliada.
A nutricionista do TuaSaúde, Tatiana Zanin afirma que a banana ajuda a regular o intestino: “Quando consumida mais verde, ajuda a tratar a diarreia, já que ajuda a diminuir a frequência das evacuações por aumentar a absorção de água e de eletrólitos a nível intestinal, prevenindo complicações, como a desidratação; Ajuda a controlar o peso – a banana, principalmente quando está mais verde, promove a diminuição do apetite, já que é rica em fibras que contribuem para o aumento do tempo de digestão dos alimentos, sendo uma fruta indicada para ajudar a controlar o peso, desde que seja consumida com moderação e acompanhada por uma alimentação equilibrada e saudável. E ajuda a prevenir cãibras musculares, por ser rica em potássio e magnésio, que são minerais importantes para a condução elétrica, contração e recuperação muscular. É indicada para evitar as cãibras musculares e melhorar o rendimento físico.”
Ainda de acordo com a profissional, a banana reduz a pressão arterial, “por ser rica em magnésio e potássio, minerais que favorecem o relaxamento dos vasos sanguíneos e facilitam a circulação do sangue, a banana ajuda a prevenir e a reduzir a pressão arterial. Além disso, o potássio é capaz de favorecer a eliminação do excesso de sódio circulante no sangue através da urina; Melhora a saúde mental, pois contém triptofano, um aminoácido que participa na formação de hormónios que melhoram o humor e ajudam a relaxar, assim como o magnésio, um mineral que previne a depressão e que minimiza os níveis de ansiedade e melhorando o ânimo de uma forma geral; Por ser rica em vitamina C e B6, fortalece o sistema imunitário” ajudando mesmo a “combater gripes e infeções.”
É amiga do envelhecimento prematuro. “A banana é rica em vitamina C, uma vitamina que favorece a formação de colágeno no corpo e que possui propriedade antioxidante, ajudando a prevenir o envelhecimento das células da pele, evitando a formação de rugas e promovendo a cicatrização de feridas”, explica Tatiana Zanin.
Bruce Green, químico e fundador de uma marca de ‘skincare’ investigou também a temática e esclareceu tudo ao Daily Record. A casca da banana é “rica em açúcares, sais de cálcio e potássio, mas também vitaminas A, B e C”, isto é, funciona como um ótimo hidratante.
Ajuda ainda no colesterol, previne o cancro do cólon, fornece energia para um treino, melhora problemas digestivos e o metabolismo. Quanto ao colesterol, segundo Tatiana Zanin, a banana quando ingerida possui umas fibras que vão diminuir “a absorção de colesterol a nível intestinal, enquanto que o potássio é essencial para o funcionamento do coração. Dessa forma, a banana ajuda a manter a saúde cardiovascular, prevenindo doenças como infarto do miocárdio, aterosclerose e derrame cerebral.”
Na prevenção do cancro, “a banana é rica em fibras solúveis e insolúveis e antioxidantes, ajudando a manter o sistema digestivo saudável e a prevenir o desenvolvimento de câncer de cólon, já que a fermentação da fibra a nível intestinal produz substâncias como o ácido butírico, que pode impedir o desenvolvimento do cancro.”
No que diz respeito à energia, quantos de nós já não estamos habituados a comer uma banana antes de fazer exercício? O fruto é uma “excelente fonte de carboidratos, além de vitaminas e minerais, sendo normalmente recomendado que se consuma antes de realizar atividade física, já que além de fornecer energia para o treino, ajuda a melhorar o rendimento e a prevenir as cãibras”, explica a psicóloga.
Melhora problemas digestivos e o metabolismo. Alivia “a acidez e ajuda a prevenir a formação de úlceras gástricas, já que contém uma substância chamada leucocianidina, um flavonoide que aumenta a espessura da mucosa digestiva e neutraliza a acidez do estômago”; “Vitaminas do complexo B6 são importantes para o bom funcionamento do metabolismo, já que são vitaminas que participam em muitas reações químicas para que a energia fornecida pelos alimentos possa ser utilizada por todas as células do corpo.”
Um estudo recente mostrou ainda que as cascas de banana podem ser comestíveis. Como? Moídas em farinha. “Ao usarem a farinha de casca de banana para substituir parte da farinha de trigo em pães e bolos, os investigadores descobriram que os alimentos se tornaram mais nutritivos – e deliciosos. Em bolachas feitas com esta farinha também foram observadas melhorias nas propriedades antioxidantes e no teor de compostos fenólicos totais”, escreve o Notícias ao Minuto que cita o portal Informe Brasil.
“Deve começar por lavar muito bem as cascas de banana, retirando quaisquer resíduos. De seguida, corte-as em pedaços pequenos e coloque-os numa panela com água suficiente para cobri-los. Deixe ferver por cerca de 10 minutos ou até que as cascas fiquem macias”, informa.
“Depois, escorra a água e espalhe as cascas numa assadeira. Leve as cascas ao forno pré-aquecido a 60-70ºC e deixe assar durante cerca de três horas ou até estarem completamente secas”, prossegue.
“Retire as cascas do forno e deixe arrefecer completamente. Quando as cascas estiverem frias, coloque-as num processador de alimentos ou liquidificador e triture até obter uma farinha fina. Peneire a farinha para remover quaisquer pedaços maiores e armazene-a num recipiente hermético. Mantenha a caixa num local fresco e seco”, conclui.
Related Images:
PUBLICIDADE