Coimbra
Coimbra e Paço de Sousa conquistam “Bombeiro de Elite” (com vídeos)
O cronómetro começou a contar às 9:00 e deu início à 1ª Grande Prova Nacional “Bombeiro de Elite”. Operacionais de vários pontos do país e da ilha da Madeira realizaram na manhã deste sábado, 11 de março, uma prova de resistência que partiu do Arco de Almedina e só terminou na Porta Férrea da Universidade de Coimbra (UC).
No final da competição foi distinguido o bombeiro com o “melhor tempo individual cronometrado” no seu escalão e uma equipa de um Corpo de Bombeiros. Paulo Costa, bombeiro sapador de Coimbra, de 28 anos, foi o mais rápido dos seus colegas com 3 minutos e 01 segundos. Na categoria feminina, Diana Ferreira, com 22 anos, leva a taça para Paço de Sousa (concelho de Penafiel) com um tempo de 4 minutos e 18 segundos.
Quanto à melhor equipa feminina, o prémio vai para a corporação de Lousada. Já quanto à masculina quem ganhou foi os Bombeiros Sapadores de Lisboa.
Com o equipamento de proteção individual que pesava cerca de 20 quilos, os participantes arrancaram do Arco de Almedina, passaram pelo Quebra Costas, em direção ao Largo da Sé Velha, rumaram à Rua do Norte e terminaram na Porta Férrea da UC.
Em partidas de 30 em 30 segundos, percorreram em contrarrelógio uma distância de 500 metros, com um desnível positivo de 113 metros e um declive médio de sensivelmente 14,1% e ainda munidos do equipamento como casaco, calças, botas, cogula, luvas, capacete, máscara e aparelho respiratório isolante de circuito aberto (ARICA).
A competição foi dividida por dois grupos, masculino e feminino, e em 7 escalões organizados por faixas etárias: entre os 18 e 29 anos; 30 a 39 anos; 40 a 44 anos; 45 a 49 anos; 50 a 54 anos; 55 e mais de 60 anos.
A prova foi organizada pela Câmara Municipal de Coimbra, através da Companhia dos Bombeiros Sapadores da cidade, com o apoio da Associação Nacional de Bombeiros Profissionais.
Da região Centro inscreveram-se para a prova as companhias da Figueira da Foz, Marinha Grande, Mealhada, Pampilhosa da Serra, Alcobaça, Cantanhede, Condeixa, Albergaria-a-Velha, Associação Humanitária Bombeiros Voluntários de Pombal, Tábua, Bombeiros Municipais da Lousã, Celorico da Beira, Proença-a-Nova, Ortigosa (Leiria), Lourosa (Santa Maria da Feira), Esmoriz (Ovar), Batalha, Nespereira (Cinfães), Miranda Do Corvo e as corporações dos voluntários e sapadores de Leiria, Viseu e Coimbra. Bombeiros do município de Tomar também participaram.
A Norte, participaram os Bombeiros Voluntários da Lousada, Vila Meã, Freamunde, Viatodos (Barcelos), Matosinhos-Leça da Palmeira, Paço de Sousa (Penafiel), Ponte da Barca, Aguda (V.N. Gaia), Amares, Bombeiros Voluntários de Salvação Pública de Chaves e Sapadores de Braga.
De Lisboa vieram os sapadores e a corporação de Oeiras. Também os bombeiros voluntários de Setúbal, Montijo, Zambujal, Campo de Ourique, Montelavar, os Bombeiros Mistos de Águas de Moura e da Malveira mostraram a sua resistência nesta prova.
Das ilhas vieram dois elementos dos Bombeiros Voluntários de Câmara de Lobos, da Madeira e ainda a título individual a Falck Portugal.
Mais a sul, inscreveram-se os Bombeiros Municipais e Sapadores de Loulé e de Évora.
Veja o vídeo do NDC:
Veja o vídeo do NDC:
Veja o vídeo do NDC:
Veja o vídeo do NDC:
Veja o vídeo do NDC:
Veja o vídeo do NDC:
Veja o vídeo do NDC:
Veja o vídeo do NDC:
Veja o vídeo do NDC:
Veja o vídeo do NDC:
Veja o vídeo do NDC:
Veja o vídeo do NDC:
Veja o vídeo do NDC:
Veja o vídeo do NDC:
Veja o vídeo do NDC:
Related Images:
PUBLICIDADE