Saúde
Mais de 26.000 portugueses morreram devido à Covid-19 em três anos
Dia 2 de março assinalam-se três anos desde que foram reportados os primeiros dois casos de Covid-19 em Portugal. Hoje, o total de óbitos atingido no país é de 26.215, segundo dados da Direção-Geral da Saúde (DGS).
No terceiro ano de pandemia, o número de casos desceu quase meio milhão face ao segundo ano, mas manteve-se muito elevado (2.177.148). Já o número de mortos (5.094) subiu 353 em relação ao segundo ano, mas manteve-se longe dos mais de 16 mil do primeiro ano de pandemia.
“Estes dados refletem a eficácia da vacinação para evitar doença mais grave. Continua a haver muitas pessoas a infetarem-se, mas de forma benigna”, afirma ao Correio da Manhã o infecciologista José Neves, explicando que “a Covid-19 vai continuar entre nós, como outros coronavírus que provocam gripes e que por vezes adquirem mais resistência, aumentando a mortalidade”.
“Todos os anos vamos ter de nos vacinar de acordo com as estirpes em circulação, como na gripe”, alertou. Portugal está no 14.º lugar entre os países com mais casos por milhão de habitantes (548.954), mas em número de mortos por milhão de habitantes está no 34.º lugar. “Apesar de tudo, tivemos uma boa prestação e graças à boa cobertura vacinal evitámos o que parecia ia ser uma desgraça”, diz o infecciologista.
Related Images:
PUBLICIDADE