Coimbra
Seminário sobre saúde ocupacional dos bombeiros juntou mais de 200 participantes no Convento São Francisco
O seminário “Intervenções HAZMAT/Descontaminação” juntou, este sábado, dia 25 de fevereiro, mais de 200 participantes, oriundos de todo o país, no Convento São Francisco. Um evento organizado pela Companhia de Bombeiros Sapadores de Coimbra (CBSC), com apoio da Câmara Municipal (CM) de Coimbra, que teve como objetivo sensibilizar os bombeiros para os temas da saúde ocupacional e fomentar a construção e a implementação de protocolos de segurança ocupacional no teatro de operações e no quartel. O encontro contou com a participação do presidente da CM de Coimbra, José Manuel Silva, e do vereador responsável pela Proteção Civil e CBSC, Carlos Matias Lopes.
PUBLICIDADE
A excelência dos palestrantes garantiu o sucesso da iniciativa. O evento, dirigido a bombeiros, elementos da UEPS (Unidade de Emergência Proteção e Socorro), sapadores florestais e outras entidades com interesse especial na temática, contou com mais de 200 participantes, de todo o país, e foi mesmo considerado pioneiro em Portugal, segundo informações da CBSC. Uma iniciativa que pode abrir caminho para muitas alterações nas rotinas de descontaminação dos bombeiros pós-intervenção, considerou, ainda, a CBSC.
O seminário, que reuniu especialistas académicos, operacionais nacionais e um especialista internacional na matéria, promoveu o debate sobre os vários aspetos da vida profissional dos bombeiros e a sua exposição a inúmeros fatores de risco ocupacionais, nomeadamente as doenças que surgem devido à exposição a substâncias contaminantes durante o combate a incêndios.
O seminário foi dividido em dois painéis. O primeiro, com o tema “A exposição a contaminantes no combate a incêndios”, foi moderado por Xavier Viegas, da Universidade de Coimbra (UC), e teve como oradores Maria Feio (INEM Porto), António Jorge (Faculdade de Medicina da UC) e Simone Morais (Instituto Superior de Engenharia do Porto). Já o segundo, sobre “Prevenção e segurança na saúde dos bombeiros à exposição dos contaminantes”, foi moderado pelo comandante Paulo Palrilha (CBSC) e contou com a participação de Szymon Kokot (Serviço dos Bombeiros do Estado em Nidzica), José Antunes (CBSC), José Primo (CBSC), Cristina Colaço (Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil | ANEPC) e Bruno Vaz (ANEPC).
Recorde-se que a CBSC tem, neste momento, mais de 100 operacionais que, devido às ações que desenvolvem no dia a dia, são expostos a riscos de contaminação. Este evento serviu, também, para melhorar as condições de trabalho dos bombeiros e alargar o seu conhecimento sobre a exposição a matérias perigosas.
Related Images:
PUBLICIDADE