Educação

Navigator apoia Escola Cristina Torres na promoção de aprendizagens em contexto real de trabalho

Notícias de Coimbra | 2 anos atrás em 15-02-2023

A The Navigator Company, no âmbito do propósito da Empresa em partilhar recursos para um futuro melhor, apoiou recentemente a Escola Secundária com 3.º Ciclo do Ensino Básico Cristina Torres, através da doação de material de laboratório, mais concretamente vidraria para ensaios químicos e físicos.

PUBLICIDADE

publicidade

Esta doação de material realizou-se no âmbito do protocolo estabelecido, desde há vários anos, entre a Navigator e o estabelecimento de ensino do Agrupamento de Escolas Figueira Norte, na Figueira da Foz. Esta parceria tem-se revelado um importante contributo para promover a aquisição de novas competências aos alunos, contemplando também uma vertente de estágios com vista a uma formação prática em contexto real de trabalho.

PUBLICIDADE

Os materiais de laboratório doados, têm sido utilizados no processo de desenvolvimento de aprendizagens essenciais dos alunos que frequentam o Curso Profissional de Técnico de Análise Laboratorial.

Os programas de apoio na área educacional e para a qualificação e empregabilidade dos jovens das regiões onde opera, entre as quais a Figueira da Foz, é um dos compromissos da Agenda de Gestão Responsável 2030 da The Navigator Company. Entre os vários objetivos, esta estratégia pretende envolver as comunidades e partilhar valor com a sociedade de forma justa e inclusiva. Neste âmbito, a Empresa tem vindo a estabelecer parcerias ativas com instituições de ensino, incluindo a realização de estágios curriculares e profissionais, bem como a participação em atividades letivas, eventos e feiras.

Preservar o capital natural e contribuir para uma economia de baixo carbono é outro dos objetivos inscritos na Agenda de Gestão Responsável 2030 da Navigator. Nesta matéria, a Figueira da Foz tem desempenhado um papel muito importante.

O investimento de 55 milhões de euros numa caldeira de biomassa na unidade industrial da Figueira da Foz, inaugurada no final de 2020, tornou-a na primeira fábrica integrada de pasta e papel do Grupo a produzir eletricidade exclusivamente a partir de fontes renováveis. Como resultado, em 2021, já foi possível obter uma redução global de 57% das emissões diretas de CO do complexo da Figueira da Foz.

No âmbito do Programa Corporativo para a Eficiência Energética da Companhia, foi inaugurada a Central Solar Fotovoltaica da Figueira da Foz que permitirá produzir anualmente cerca de 3.500 MWh de energia elétrica renovável para autoconsumo e evitar a emissão de mais de 1 200 toneladas de dióxido de carbono.

Recorde-se que, em 2019, a The Navigator Company tornou-se a primeira empresa portuguesa – e, também, uma das primeiras a nível mundial – a definir o ambicioso compromisso de antecipar em 15 anos a neutralidade carbónica dos seus complexos industriais. Para este objetivo alocou um investimento superior a 200 M€, parte do qual já executado com a construção de uma Caldeira a Biomassa na Figueira da Foz e outra parte candidatado à componente da Descarbonização na Indústria do Plano de Recuperação e Resiliência, que permitirá atingir, no final de 2026, as metas propostas inicialmente no Roteiro de Descarbonização para fim de 2029.

Um forte compromisso com a sustentabilidade está também na base do projeto para o desenvolvimento de uma unidade industrial de última geração para produzir, em larga escala, combustíveis não fósseis para o setor da aviação a partir de hidrogénio verde e CO2 biogénico. Nesse sentido foi celebrado, em 2022, um acordo de princípio entre a The Navigator Company e a empresa alemã P2X Europe para a criação de uma joint venture – a P2X Portugal –, tendo em vista a produção de combustíveis verdes no complexo industrial da Navigator na Figueira da Foz. A decisão final de investimento será conhecida em 2023.

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE