Coimbra
Coimbra: Entidades debateram necessidade de requalificar ETAR do Choupal e de Ribeira de Frades
As três entidades, Águas do Centro Litoral, Águas de Coimbra e Câmara Municipal partilharam temas com importância para a operação de abastecimento de água e de tratamento do saneamento de Coimbra.
No âmbito da política de reforço de proximidade da Águas do Centro Litoral (AdCL) com os municípios que integram a estrutura acionista da empresa, a AdCL, na pessoa do seu presidente, Alexandre Oliveira Tavares, recebeu nas suas instalações o Executivo Municipal de Coimbra, nomeadamente o presidente da Câmara Municipal de Coimbra, José Manuel Silva, os vereadores Ana Bastos e Carlos Matias Lopes, o Diretor do Departamento de Ambiente e Sustentabilidade, António Martins e o presidente do Conselho de Administração da Águas de Coimbra, Alfeu Sá Marques.
PUBLICIDADE
O encontro pretendeu partilhar alguns temas com importância para a operação de abastecimento de água e de tratamento do saneamento no município.
Entre outros, foi debatida a necessidade premente de requalificação/renovação da ETAR do Choupal e da ETAR de Ribeira de Frades, assim como discutidos os objetivos de empreitadas, em curso, como as de remodelação/construção de novas condutas de água e de novos emissários de saneamento entre a Praça 25 de Abril e a Ponte Açude, a par da intervenção de reabilitação do emissário no Vale Meão (Hospitais – Casa do Sal. Ainda na melhoria da resiliência do abastecimento de água a Coimbra foram apresentadas as intervenções, em curso, nos quatro reservatórios de água (Cumeada, Santa Clara, Pinhal de Marrocos e Vale de Cântaro), obras proteladas e agora em plena evolução.
Ambas as partes salientam a importância do acompanhamento e planeamento recíproco destas intervenções em curso e de outras previstas, assim como sublinharam a relevância de se realizarem investimentos de requalificação e renovação de infraestruturas e sistemas de abastecimento de água e de saneamento. Esta visita “pretendeu reforçar as sinergias com este município, focando-se na política de requalificações preventivas e efetiva manutenção de ativos”, afirmou o presidente do Conselho de Administração, Alexandre Oliveira Tavares.
Também o presidente da Câmara Municipal de Coimbra, José Manuel Silva, afirmou que “foi uma visita interessante e importante. Um passo decisivo para o trabalho conjunto das três entidades (AdCL, AC e CM) em defesa da qualidade das estruturas “em alta” e “em baixa” e do tratamento de água e águas residuais em Coimbra”.
Nesta conciliação de posições e interesses, quer a AdCL, quer a Câmara Municipal de Coimbra, destacaram a importância de se encontrarem mecanismos de cofinanciamento que permitam melhorar as estruturas para os Sistemas de Abastecimento e de Águas Residuais, que correspondem a serviços essenciais para a comunidade, assim como se dispuseram a partilhar
os esforços para sensibilizar a entidades públicas para as necessidades de investimento.
A comitiva teve, ainda, a oportunidade de acompanhar in loco a operação da ETAR do Choupal e de antever o que será a ETAR requalificada, mediante o 3.º procedimento de conceção/construção a colocar em concurso público internacional, em preparação, e que aguarda autorização da ERSAR e da Secretaria de Estado do Ambiente.
Related Images:
PUBLICIDADE