Desporto

Circuito das Beiras volta 120 anos depois às estradas da Região Centro (com vídeos)

Notícias de Coimbra | 2 anos atrás em 12-01-2023

A prova de desporto automóvel, Circuito das Beiras,  vai ser recriada em setembro para assinalar os 120 anos da  prova épica que em 1903  ligou Coimbra, Castelo Branco, Guarda  e tem como embaixador o piloto conimbricense Filipe Albuquerque.

PUBLICIDADE

publicidade

A primeira prova em Portugal por etapas, que  ligou o litoral ao interior da região Centro, realiza-se de 14 a 17 de setembro, pelas mãos do Clube Escape Livre, com o apoio das Câmaras Municipais de Coimbra, de Castelo Branco e da Guarda.

PUBLICIDADE

Trata-se de “um circuito que tem como ponto de partida e chegada a cidade dos estudantes, e conta com passagens por Castelo Branco e Guarda, num total de cerca de 440 quilómetros e levará para a estrada carros clássico, muitos pré-guerra, avança, o presidente do Clube Escape Livre,

Luís Celínio Antunes refere que as inscrições abriram hoje, estando previsto um máximo de cerca de 40 equipas nesta “prova épica” de desporto automóvel e têm um custo de 800 euros por participante.

As inscrições para a prova, que vai decorrer entre 14 e 17 de setembro, abriram hoje, estando previsto um máximo de cerca de 40 equipas, anunciou hoje Luís Celínio, presidente do Clube Escape Livre, entidade que vai organizar o Circuito das Beiras, em parceria com os municípios de Coimbra, Castelo Branco e Guarda.

O responsável explicou que a organização pretende ter 20 carros fabricados até 1942 e os restantes até 1968 (os anos são definidos pelas classes estipuladas pela Federação Internacional do Veículo Antigo).

Em 1903 a prova foi ganha por um dos nomes mais conhecidos do automobilismo à época, Tavares de Melo, importador para Portugal dos automóveis Darracq, foi num carro desta marca que venceu o percurso.

A primeira inscrição neste evento pertence ao Museu do Caramulo, que  vê Tiago Patrício Gouveia conduzir um Darracq de 1902.

No entanto, são esperados participantes de Portugal e de Espanha, avança a organização.

Para além dos municípios, o Circuito das Beiras terá também outros parceiros, como o Museu do Caramulo, o Museo de Historia de la Automoción de Salamanca, Clube de Automóveis Antigos de Castelo Branco e o Automóvel Clube de Coimbra.

A ideia é continuar a realizar esta prova nos próximos anos, já que “tem todas as características para continuar no futuro e promover estas cidades e este território”, frisa  Luís Celínio Antunes.

“É extremamente importante reviver o passado, mas projetando a cidade para o presente e para o futuro”, disse o presidente da Câmara de Coimbra, José Manuel Silva.

Já o autarca da Guarda, Sérgio Costa, considerou que o evento terá capacidade de “perdurar durante muitos e bons anos”, após uma primeira reedição do Circuito das Beiras.

A prova desportiva foi apresentada, esta quinta-feira, 12 janeiro, no Salão Nobre da Câmara de Coimbra.

Veja os diretos NDC:

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE