Coimbra
Coimbra sem chuva deu as boas-vindas a 2023 (com vídeos)
Coimbra entrou em 2023 com um grandioso espetáculo de fogo de artifício sobre o Rio Mondego e sem chuva. As luzes e a pirotecnia levaram ao rubro os milhares de pessoas que se espalharam pelas ruas da cidade para assistir ao momento.
Depois de 15 majestosos minutos, e já em 2023, ouviram-se os primeiros acordes do concerto dos Gipsy Kings by Tonino Baliardo no palco instalado no Largo da Portagem. Os artistas que atraíram milhares de fãs a Coimbra tocaram temas bem conhecidos do público como Volare e Maria Dolores, mas também canções do novo disco.
“Para Coimbra e para o mundo inteiro desejo amor, saúde e paz são as três coisas mais importantes”, disse em entrevista ao NDC Samé Rey dos Gipsy Kings, ainda antes de subir ao palco para um “concerto de fogo”. Desejos semelhantes aos de grande parte das pessoas que se juntaram na Baixa de Coimbra para a despedida de 2022.
Fim da guerra, dinheiro, trabalho e também saúde foram os pedidos feitos na hora de comer as 12 passas e beber o champanhe. A chuva deu folga e não apareceu, ao contrário do que aconteceu na Figueira da Foz e em Mira que tiveram de cancelar os espetáculos.
Depois do fogo de artifício, a Baixa encheu-se com milhares de pessoas. No palco principal, na Portagem, a festa começou logo às 21h30 com os Kiss Kiss Bang Bang, seguido do concerto dos Per7ume que iniciaram a tournée nacional precisamente com o concerto em Coimbra, o último de 2022. Só depois chegaram os Gipsy Kings e de novo os Kiss Kiss Bang Bang.
Já na Praça do Comércio o conimbricense DJ Code começou a tocar depois do fogo de artifício, logo a seguir os Insert Coin animaram o público e a fechar esteve o também conimbricense KY-MO. Na Praça 8 de Maio, a animação não foi menor, com os DJs Rui Tomé e Luís Pinheiro, igualmente de Coimbra, a fazerem as honras com música dos anos 80 e 90, entre a 00h15 e as seis da manhã. A revival music contou com a performance de dança do Spiderman (Paulo Marque, também conhecido como Paulo Eno).
“Mais momentos de atração durante o ano de 2023 na cidade de Coimbra” foi a promessa deixada por Francisco Veiga, vice-presidente do município. “Não queremos ter só dois ou três momentos grandes na cidade, queremos ter com alguma frequência momentos com capacidade de atração de pessoas, que venham a Coimbra, que nos visitem e que fiquem duas, três, quatro noites”, afirmou. No novo ano, o autarca quer “fazer mais do que em 2022, embora com um orçamento de guerra, para que a cidade entre num outro registo, numa outra movimentação, a fervilhar, com a economia a mexer”.
Mais vídeos e galeria de fotografias no Facebook do Notícias de Coimbra
Related Images:
PUBLICIDADE