Fábio Borges é o grande vencedor do concurso “Temos Artista: Especial Tradições”, promovido pelo programa “Praça da Alegria”, da RTP 1.
Foram 16 artistas que participaram na competição, mas só Fábio Borges conseguiu chegar à vitória. Os portugueses votaram e o fadista ganha com 56% dos votos contra 44% do “Baquetas ao Rubro”.
Acompanhado de Ricardo Dias na guitarra e de Paulo Larguesa na viola, Fábio Borges canta o fado tradicional ao jeito de Coimbra.
PUBLICIDADE
Afirma que sempre quis ser músico e que quando está no palco faz parte de algo maior do que ele.
Os jurados elogiaram Fábio Borges, que ganhou 1000 euros, uma gentileza do Queijo Castelões.
Augusto Canário elogiou a participação do cantor. “O Fábio dá um cunho pessoal a estes fados tradicionais e uma forma de interpretar que nos cativa”, afirmou.
Para o músico Daniel Fernandes, é sempre uma surpresa sempre que se ouve a voz de Fábio. “Estamos habituados a este sentimento. Ficámos todos de boca aberta da primeira vez que o ouvimos”, disse.
Já para a cantora Noa diz que ficou “arrepiada” e que “a música é linda de morrer”, realçando o “vozeirão, a força inteira” e a “delicadeza” com que canta. Emocionada, acaba mesmo por afirmar que Fábio que será “o novo porta-voz do Fado de Coimbra”.
Fábio Borges, de 31 anos, nasceu em Santarém, mas adotou a cidade dos estudantes como sua segunda casa. É professor de canto na Escola de Fado de Coimbra e cantor principal da casa de fados conimbricense àCapella. Tem uma formação em canto lírico pelo Conservatório de Música da cidade.
Chegou a estudar Administração Público-Privada na Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra, porém percebeu que nunca podia deixar o fado para trás.
Na competição cantou temas como Fado das Águias, Canção do Alentejo, Asas Brancas, Toada Beirã ou O Meu Fado.
O fadista afirmou que se ganhasse iria canalizar o dinheiro do prémio para a sua carreira e investir no primeiro álbum de fado tradicional a editar em 2023.
A final do concurso decorreu no dia 27 de dezembro, na RTP1, entre as 10:00 e as 13:00.
Veja algumas atuações de Fábio Borges
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE