Coimbra
Luzes de Natal que feriram mulher na Baixa de Coimbra já ameaçavam cair (com vídeos)
A queda de uma das peças decorativas da iluminação de Natal na Baixa de Coimbra, que feriu esta quarta-feira uma mulher de 54 anos, já era temida por alguns comerciantes.
PUBLICIDADE
Natividade Oliveira, funcionária da loja Tricots Brancal, explicou ao Notícias de Coimbra que desde o início que verificaram que a iluminação “não tinha muita segurança”, uma vez que as carrinhas de transporte, dada a sua altura, “tocavam nas cestas” de decoração, deixando-as a abanar. O mesmo tem acontecido nos dias de mau tempo, sobretudo de vento, em que as decorações “abanavam muito”, como contou.
Refere que tinha já comentado que era previsível que ali “acontecesse uma desgraça”, o que acabou por suceder nesta manhã de quarta-feira, precisamente em frente à loja onde trabalha, na Rua Visconde da Luz.
“Quanto estávamos a chegar, isto tinha acontecido há minutos. Lamentamos o que aconteceu à senhora, esperamos que esteja bem e não seja nada de grave”, sublinhou.
Natividade Oliveira recordou que é habitual passarem naquela rua, uma das mais movimentadas da Baixa, “dezenas de crianças àquela hora”, em altura de aulas. Realçou que “felizmente estão agora em período de férias escolares”, caso contrário poderia ter sido “fatal”, já que a peça que caiu é bastante pesada.
Espera que sejam verificadas todas as condições das estruturas, uma vez que a iluminação se vai manter até janeiro e é importante que todos possam circular pelo “coração” da cidade em segurança nesta quadra festiva.
Ao Notícias de Coimbra fonte da empresa Castro, responsável por esta instalação, explicou que a peça decorativa que caiu foi removida e que está a proceder agora “à verificação e reforço das restantes peças” que integram a iluminação de Natal em toda a Baixa. A mesma fonte adiantou ainda que “nunca tinha acontecido” um acidente destes na empresa.
Recorde-se que, tal como o Notícias de Coimbra noticiou, a Câmara Municipal de Coimbra pronunciou-se de imediato sobre este acidente, esclarecendo agora em pormenor quais as medidas que tomou.
A autarquia “solicitou a deslocação de uma equipa técnica ao local para apurar o sucedido, um relatório da ocorrência, bem como a ativação do seguro de responsabilidade civil para fazer face aos danos provocados”, lê-se no comunicado enviado.
A Câmara acrescenta, ainda, que “solicitou, adicionalmente, à empresa que fosse realizada uma verificação técnica a todas as peças e elementos da iluminação natalícia, no sentido de verificar se estão devidamente acauteladas todas as condições de segurança”.
A vítima foi atingida na cabeça e assistida no local por uma equipa de emergência médica. A Polícia de Segurança Pública esteve no local e registou a ocorrência.
Veja os vídeos dos diretos NDC:
Related Images:
PUBLICIDADE