Região
Presidente da Câmara de Montemor-o-Velho apela a investimento no concelho
O presidente da Câmara Municipal de Montemor-o-Velho, no distrito de Coimbra, apelou hoje aos empresários para investirem em alojamento no concelho e de verem os eventos como uma “oportunidade de negócio”.
“A Câmara tem de garantir que os eventos ocorrem e os empresários têm de estar atentos, têm de ser alertados, têm de ser estimulados. Eles têm de perceber que há ali uma oportunidade de negócio”, disse à agência Lusa Emílio Torrão.
Existem três eventos-âncora municipais – o Castelo Mágico, que está a decorrer, a Feira do Ano e ainda o Festival do Arroz e da Lampreia.
PUBLICIDADE
Além destes eventos, acontecem outros feitos pelas juntas de freguesia e pelas associações locais.
O autarca explicou que, ao nível da restauração, os empresários “não podem fechar os restaurantes” quando está a decorrer o Castelo Mágico.
“Quando os empresários perceberem a oportunidade que nós lhes estamos a dar, talvez o Castelo Mágico seja ainda muito maior do que é. O Castelo Mágico só será efetivamente um grande evento se houver à volta dele um conjunto de investimentos de iniciativa privada”, explicou.
Considerando os eventos municipais, as iniciativas das juntas de freguesia, das associações locais, a dinâmica do Centro Náutico, bem como a visitação ao Castelo durante todo o ano, Montemor oferece motivos para se “passar uns dias”.
No entanto, é necessário um investimento em alojamento.
De acordo com os dados do município, desde que começou esta edição do Castelo Mágico, em oito dias, ou seja, do dia 01 ao dia 14 de dezembro (exceto sexta-feira e o fim de semana), venderam-se 10.500 bilhetes.
Estes números mostram que, até agora, está a ser a “melhor edição de sempre” do Castelo Mágico, tendo em conta a média nos anos anteriores.
Apesar destes resultados, o município adiantou que os próximos dias são decisivos devido ao mau tempo.
A média diária de venda de bilhetes do ano passado era de 872 e este ano a média é de 2.300.
Dos bilhetes que já foram vendidos este ano, cerca de 55% são visitantes com idades entre os 13 e os 64 anos.
“Eu estou feliz e sinto-me minimamente realizado com estes números, mas gostava que ainda fossem mais. Gostava que fossem ainda um bocadinho melhores”, sublinhou Emílio Torrão.
A ambição da autarquia é atingir os 50 mil visitantes este ano.
No sábado, está prevista a atuação do Avó Cantigas, no Castelo Mágico e a presença de duas ‘influencers’, de modo a apostar na divulgação do evento no digital.
Related Images:
PUBLICIDADE