Portugal

Lisboa e Évora são os distritos mais afetados pelo mau tempo

Notícias de Coimbra com Lusa | 2 anos atrás em 13-12-2022

A chuva intensa que caiu hoje no distrito de Évora provocou 36 inundações, até às 11:30, em vias públicas e habitações, tendo deixado quatro pessoas desalojadas no concelho de Estremoz, disse fonte da Proteção Civil.

A fonte do Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS) de Évora indicou à agência Lusa que no distrito ocorreram, durante a madrugada e manhã de hoje, 36 inundações, tendo o concelho de Estremoz sido o mais afetado, com 13 destas ocorrências.

As quatro pessoas desalojadas, de acordo com o CDOS, residem no Monte da Balofa, na zona da União das Freguesias do Ameixial (Santa Vitória e São Bento), tendo “a casa chegado a ter um metro e meio de altura”.

PUBLICIDADE

A casa ficou sem condições de habitabilidade e as quatro pessoas foram realojadas em casa de familiares, acrescentou a mesma fonte.

No distrito de Évora foram ainda registadas cinco quedas de árvores e dois movimentos de massa.

Lisboa registava, às 11:10 de hoje, “157 ocorrências ativas”, decorrentes do mau tempo que se verificou durante a madrugada e a manhã, informou à Lusa a diretora do Serviço Municipal de Proteção.

Margarida Castro Martins adiantou que foram registadas “423 ocorrências desde as oito da noite” de segunda-feira, não existindo “para já, registo de desalojados”.

“Não param as ocorrências”, desabafou a responsável, sublinhando que “há muita incerteza e imprevisibilidade” sobre o que vai acontecer nas próximas horas na região da capital.

Pelas 08:30 de hoje, dezenas de vias mantinham-se cortadas na cidade de Lisboa, devido a chuva e vento fortes, segundo uma atualização da Câmara Municipal.

Num ponto de situação feito pelas 07:00, o comandante nacional da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC), André Fernandes, alertou para os fortes condicionamentos de trânsito nos acessos a Lisboa, com inundações e lençóis de água que já obrigaram ao corte de dezenas de vias.

As autoridades apelaram às pessoas para permanecerem em casa, se puderem, e restringirem ao máximo as deslocações.

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE