Coimbra

PS contra “novo” aumento do tarifário das Águas de Coimbra para 2023

Notícias de Coimbra | 2 anos atrás em 11-12-2022

A empresa municipal Águas de Coimbra propõe um aumento de tarifário de 2,7%, com exceção da tarifa social que se mantém inalterada, refere a proposta que será discutida na reunião da Câmara de Coimbra na segunda-feira.

PUBLICIDADE

Os Vereadores do Partido Socialista vão votar contra a proposta de alteração do tarifário dos serviços prestados pela Empresa Municipal Águas de Coimbra que se traduz num aumento, para 2023, de 2,7% em todas as tarifas fixas e variáveis do serviço de abastecimento de água e do serviço de saneamento de águas residuais.

Os socialistas recordam que “a água é um bem público essencial. A acessibilidade económica, a equidade e a qualidade são determinantes para o acesso das populações a um direito humano reconhecido pelas Nações Unidas;

PUBLICIDADE

publicidade

Num momento difícil para as famílias, quando enfrentam a maior taxa de inflação desde os anos noventa e a subida das taxas de juro do crédito habitação,o que se esperaria do Executivo Municipal é que viesse adotar medidas de apoio para enfrentar esta crise económica ao invés de aumentar os preços da água e saneamento, como também já fez nas tarifas dos transportes públicos, agravando ainda mais a situação financeira das famílias, bem como das IPSS, às quais também se aplicará o aumento do tarifário. Fica assim, mais uma vez, demonstrada a total insensibilidade social deste Executivo, argumenta o PS.

“O impacto estimado pela Empresa Municipal Águas de Coimbra para o não aumento do tarifário em 2023 cifra-se no módico resultado negativo de aproximadamente 167.000€ num orçamento global superior a 30M€. Relembramos que já em 2022, este Executivo da coligação “Juntos Somos Coimbra”, aprovou um aumento na parte das tarifas variáveis do saneamento. Por certo, qualquer Conselho de Administração experiente conseguiria gerir a empresa de forma diferente mas igualmente eficiente, promovendo poupanças no funcionamento e fazendo outro tipo de opções para obter resultados positivos e não ir pelo caminho mais fácil do aumento das tarifas, transferindo para os seus utentes a responsabilidade pela sustentabilidade económico-financeira da empresa”, concluem os vereadores socialistas.

De recordar que em 2021, foi também aprovado um aumento de cerca de 10% na taxa variável do tratamento das águas residuais da empresa municipal, ao mesmo tempo que se manteve o preço das restantes componentes da fatura.

O tarifário para 2022 foi na altura aprovado com os seis votos a favor da coligação Juntos Somos Coimbra e cinco contra (quatro do PS e um da CDU).

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE