Coimbra

Observatório do Turismo dá a conhecer potencialidades da Região de Coimbra (com vídeos)

Notícias de Coimbra | 2 anos atrás em 22-11-2022

O Observatório do Turismo Sustentável do Centro de Portugal (OTSCP) assume-se como uma ferramenta fundamental para conhecer a região em termos turísticos.

PUBLICIDADE

publicidade

Apresentado esta terça-feira, na Escola de Hotelaria e Turismo de Coimbra (EHTC), este Observatório pretende interagir, como explicou Paulo Caridade, da Primelayer, com mais de 9000 entidades que já estão registadas e tem capacidade para chegar a 100 municípios, 20 parceiros e oito Comunidades Intermunicipais.

PUBLICIDADE

“São todos fundamentais para este processo ser ativo e participativo”, explicou na apresentação do Observatório.

Esta plataforma quer reunir e dar a conhecer informação abrangente sobre a região mas, para tal, é fundamental que as empresas participem, realçou.

Esta interação foi também destacada por Claudete Moreira, do Conselho Técnico-Científico do OTSCP – Região de Coimbra, já que só com esses dados é possível “conhecer melhor a região”.

Deu também conta do inquérito realizado aos residentes, em julho de 2022, que procurou dar a conhecer o que pensam sobre o impacto que o turismo tem nas suas localidades.

De acordo com os dados apresentados, a maioria considera que “o turismo é benéfico em termos de qualidade de vida”, assim como “é muito benéfico para reforçar a economia”.

Mas nem tudo é positivo. O inquérito mostra que os residentes gostariam que o turismo tivesse efeito em termos de melhoria de Infraestruturas, e por outro lado, há quem entenda que contribui para o aumento do custo de vida onde vivem.

A apresentação do Observatório do Turismo Sustentável do Centro de Portugal – cofinanciado pelo Centro 2020 e que envolve a Entidade Regional de Turismo Centro de Portugal, a Universidade de Coimbra e o Politécnico de Coimbra – esteve em destaque na conferência “Conhecer (melhor) para investir (bem) no Turismo da Região de Coimbra”. Na sessão inaugural participaram ainda José Madeira e Vítor Marques, da direção da Associação de Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal, que sublinharam a importância de trabalhar em rede, mantendo e valorizando as tradições e potencialidades de cada território.

Veja os vídeos dos diretos NDC:

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE