Coimbra

Coimbra com “232º Celsius”. São 70 obras ligadas à memória, fogo e palavra (com vídeo)

Notícias de Coimbra | 2 anos atrás em 12-11-2022

A exposição de arte “232º Celsius” organizada pelo Coletivo Pescada nº5 pode ser vista nas antigas instalações da Coimbra Editora, em Coimbra, até 13 de novembro.

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

publicidade
publicidade

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

publicidade
publicidade

O evento conta com uma variedade de manifestações artísticas criadas por pessoas de diferentes idades, cidades, países e formações que resultam numa mostra de 70 trabalhos das áreas da fotografia, desenho, pintura, escultura, instalação, vídeo e performances, que estabelecem um diálogo com o espaço da Coimbra Editora e com Fahrenheit 451, o romance de Ray Bradbury e o filme de François Truffaut.

Nas representações artísticas relacionadas com a “memória”, os artistas mergulham nas suas recordações e relembram memórias falsas que estão relacionadas com a perceção que se tem quando se pensa numa situação vivida. Já no tema “fogo”, a ideia das instalações é mostrar a propriedade que o fogo tem de conseguir destruir objetos. Na “palavra” foi pensado na parte escrita em papel, de forma artesanal e mecânica, dialogando sempre com a oralidade.

No domingo, 13 de novembro, a exposição está aberta ao público das 15:00 às 18:00. A entrada é gratuita.

As antigas instalações da editora encontram-se na Rua Arnado, nº15. Este evento decorre com o apoio da Critical Software que é a atual proprietária do edifício.

O romance Fahrenheit 451 conta a história de um bombeiro onde o seu emprego consiste em destruir livros proibidos e as casas onde esses livros estão escondidos. Guy Montag nunca questiona a destruição causada, e no final do dia regressa para a sua vida apática com a esposa, Mildred, que passa o dia imersa na sua televisão. Um dia, o bombeiro conhece a sua vizinha Clarisse e é como se uma lufada de ar fresco. Ela dá-lhe a conhecer ideias expressas em livros. Quando conhece um professor que lhe fala de um futuro em que as pessoas podem pensar, Montag apercebe-se do caminho atribulado que tem à sua frente.

Veja o vídeo do NDC da exposição “232º Celsius”:

 

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE