Coimbra

Adérito Araújo abre as Tardes de Matemática no Exploratório em Coimbra

Notícias de Coimbra | 2 anos atrás em 10-11-2022

Tardes de Matemática – Conversas Ímpares, iniciativa da Delegação Regional do Centro da Sociedade Portuguesa de Matemática, é o novo ciclo de conversas no Exploratório – Centro Ciência Viva de Coimbra. Adérito Araújo, professor no Departamento de Matemática e investigador do Centro de Matemática da Universidade de Coimbra, abre as Tardes de Matemática, sábado, 12 de novembro, às 15h00, no Exploratório, com entrada livre.

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

publicidade
publicidade

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

publicidade
publicidade

A decorrer no ano letivo 2022|2023, o novo ciclo terá sessões em cada mês ímpar, sempre no segundo sábado, às 15h00, com o objetivo de dar a conhecer a Matemática, a sua história e muitas das suas aplicações, a públicos de todas as idades, contribuindo para que a sociedade compreenda um pouco melhor a importância desta ciência.

O projeto teve início em 2019 através de uma iniciativa conjunta da Delegação Regional do Centro da Sociedade Portuguesa de Matemática e do Museu da Ciência da Universidade de Coimbra, a que agora se dá continuidade, num novo ciclo Tardes de Matemática – Conversas Ímpares, com o Exploratório – Centro Ciência Viva de Coimbra.

Na sessão que abre o ciclo de conversas, sábado, 12 de novembro, às 15h00, o convidado é Adérito Araújo, professor no Departamento de Matemática da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC) e investigador do Centro de Matemática da Universidade de Coimbra, que apresentará o tema Como a Matemática pode salvar a tua vida.

Adérito Araújo exerceu durante vários anos o cargo de vice-presidente da Sociedade Portuguesa de Matemática e de diretor da revista Gazeta de Matemática. Foi presidente e mantém-se na direção do ECMI (European Consortium for Mathematics in Industry), um consórcio europeu de mais de uma centena de empresas e instituições académicas que visa promover e apoiar o uso da modelação, simulação e optimização matemáticas no tecido empresarial. Ao longo da sua carreira, tem procurado manter colaboração ativa com engenheiros, médicos, físicos e químicos em múltiplos projetos de cariz interdisciplinar. Os interesses científicos mais recentes do investigador incluem o desenvolvimento de modelos matemáticos e numéricos em aplicações biomédicas, em particular, no processamento de imagens médicas e na propagação da luz no olho humano.

Em paralelo, Adérito Araújo tem participado de forma constante na vida cultural e política da cidade. Depois de anos como coordenador geral do GEFAC (Grupo de Etnografia e Folclore da Academia de Coimbra), colabora agora com a Associação Cultural Tarrafo, onde é responsável pela conceção e encenação de vários espetáculos e eventos culturais. É um dos fundadores do projeto de intervenção cívica e política, Farpas Pombalinas, uma plataforma na internet que se tem afirmado, desde 2008, como um espaço de aprofundamento da cidadania de importância crescente no concelho de Pombal, de onde Adérito Araújo é natural.

O ciclo prossegue em janeiro, março, maio e julho de 2023, com a participação de Fernando Figueiredo, Márcio Nascimento, Nuno Bastos, Nuno Conceição, Rui Pascoal e Fátima Leite.

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE