Vamos

Festival Literário Internacional do Interior – Palavras de Fogo homenageia escritores

Notícias de Coimbra | 2 anos atrás em 31-10-2022

Os escritores Eduardo Lourenço, Eugénio de Andrade, Mário Cesariny, Natália Correia e Urbano Tavares Rodrigues vão ser homenageados no 6º Festival Literário Internacional do Interior (FLII) – Palavras de Fogo, em 2023. Este tributo assinala os centenários dos seus nascimentos e os 50 anos da Associação Portuguesa de Escritores. Desta vez, o programa do festival é subordinado ao tema “Pensamento, palavras, poesia, língua de fogo na imensa boca”.

PUBLICIDADE

Em parceria com autarquias, outras instituições públicas, associações e empresas da região, a Arte-Via Cooperativa, com sede na Lousã, lança a sexta edição do FLII Palavras de Fogo, em homenagem às vítimas dos fogos florestais de 2017, sob o lema “A arte e a cultura como reanimadores de uma região e de um povo”, que irá decorrer entre 15 e 18 de junho de 2023

Este festival tem como patrono o Presidente da República e como parceiros associados a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro (CCDRC), a Direção Regional de Cultura do Centro, a Universidade de Coimbra, a Direção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas (DGLAB), a Associação Portuguesa de Escritores e a Rede de Bibliotecas Escolares (RBE).

PUBLICIDADE

Segundo Ana Filomena Amaral, criadora e coordenadora do FLII, trata-se “de um evento intermunicipal, daí o seu caráter inovador, que decorrerá em dez concelhos da região afetados pelos fogos, com o objetivo de levar os livros e os escritores aos sítios mais inusitados e imprevisíveis, como fábricas, campos, praias, igrejas, mercados, romarias, locais onde as pessoas trabalham e convivem. Ou seja, os livros vão ao encontro dos públicos porque também eles têm saudades”.

Com o tema transversal “Pensamento, palavras, poesia, Língua de fogo na imensa boca dessa angústia” e porque se trata de um festival de causas, pretende-se abordar questões candentes para o devir do mundo, mantendo sempre a emergência ambiental como um dos núcleos privilegiados de discussão.

PUBLICIDADE

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE