Região
Investimento na Casa dos Saberes de Penela ultrapassa meio milhão de euros
As obras em curso de reconstrução da antiga “Casa da Legião” de Penela, para acolher a futura Casa dos Saberes e do Território, representam um investimento superior a 500 mil euros, informou hoje a autarquia.
A Câmara Municipal decidiu reabilitar aquele “edifício degradado e devoluto, de estilo ‘art déco’”, para o transformar num equipamento destinado à cultura e ao turismo, tendo o contrato de empreitada sido publicado hoje no Diário da República (DR).
O investimento total ascende a 531.413 euros, sendo de 468.259 euros o montante elegível na candidatura aos fundos da União Europeia, segundo o município de Penela, presidido por Eduardo Nogueira dos Santos.
Numa nota enviada à agência Lusa, o Gabinete de Apoio à Presidência da Câmara indica que, entretanto, a comparticipação comunitária foi fixada em 398.020 euros, através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER).
O investimento não elegível é de 33.749 euros, enquanto o investimento elegível não comparticipado 29.404 euros.
No dia 26 de agosto, a Câmara de Penela, no distrito de Coimbra, celebrou com a empresa Veigas Lopes o contrato, no valor de 474.783 euros, que só hoje foi publicado no DR, estando estabelecido um prazo de execução de 420 dias.
Os trabalhos começaram um mês depois, o que “obriga a condicionamentos de trânsito” que vão prolongar-se na zona durante alguns meses, de acordo com o município.
Também conhecida por “Casa Freire Gravador”, a antiga “Casa da Legião” é um edifício cuja construção remonta a 1908.
No futuro equipamento público, a autarquia pretende “acolher serviços administrativos, tendo ainda as valências de complemento e apoio à oferta cultural e turística do concelho, podendo acolher exposições e ateliês”.
Com financiamento comunitário de 85%, o projeto está “integrado na adenda ao contrato” do Plano de Ação para a Regeneração Urbana (PARU) de Penela.
Related Images:
PUBLICIDADE