Formação
CEARTE proporciona “experiências diferentes” na Europa a 24 formandos (com vídeos)
O CEARTE – Centro de Formação Profissional para o Artesanato e o Património proporcionou a mobilidade internacional de 24 formandos, no âmbito do projeto europeu Erasmus.
Através desta iniciativa, os formandos do CEARTE dos cursos de Museografia e Gestão do Património, de Desenvolvimento de Produtos Multimédia e de Cozinha/Pastelaria realizaram períodos de três semanas de estágios em três países da União Europeia.
Assim dez estudantes do curso de Técnico Especialista em Desenvolvimento de Produtos Multimédia viajaram até à Áustria. Um desses estudantes foi João Martins, de 30 anos, que classificou a experiência como única, onde conheceram “novos métodos de trabalho e novas culturas”.
Para o formador António Monteiro, que acompanhou este grupo, “foi muito bom para eles terem esta oportunidade para ir ao Centro Cultural da Europa, onde conheceram pessoas com profissões diferentes”.
Já 9 alunos do curso de Técnico de Museografia e Gestão do Património rumaram para Itália. Para Inês Dias esta oportunidade deu-lhe “mais conhecimento a nível profissional e pessoal”. A jovem de 29 anos refere mesmo que há a possibilidade de ir trabalhar no estrangeiro.
Do curso de Cozinha/Pastelaria foram cinco formandos que estiveram em Barcelona, no âmbito do projeto europeu Erasmus. Gonçalo Serra, que já acabou o curso, e pondera regressar. “Gostaram muito mim”, atira o jovem que reconhece que se trata de uma “experiência diferente”.
Ana Cristina Mendes, diretora adjunta do CEARTE, realça que esta metodologia “é uma mais valia significativa e adicional para os formandos”.
Paulo Teles Marques, Presidente do Conselho de Administração da instituição, sublinha que ” a internacionalização dos cursos de formação tem sido uma grande aposta do CEARTE, dando aos jovens uma oportunidade de enriquecimento cultural, tecnológico e profissional que não têm se apenas fizerem os estágios em território nacional”.
Os estágios de mobilidade são financiados pelo programa Erasmus, mediante candidaturas apresentadas pelo CEARTE e são totalmente gratuitos para os formandos.
O Centro de Formação Profissional para o Artesanato e o Património já conta com mais um projeto de mobilidade aprovado para iniciar no próximo ano.
Veja o vídeo do Direto NDC com Paulo Teles Marques, Presidente do Conselho de Administração do CEARTE e Ana Cristina Mendes, diretora adjunta da instituição:
Veja o vídeo do Direto NDC com Inês Dias:
Veja o vídeo do Direto NDC da apresentação das experiências no projecto europeu Erasmus:
Related Images:
PUBLICIDADE