Coimbra

Exposição homenageia bombeiros e sensibiliza para riscos atuais (com vídeos)

Notícias de Coimbra | 3 anos atrás em 09-09-2022

O CoimbraShopping inaugurou esta sexta feira (9 de setembro) uma exposição da Companhia de Bombeiros Sapadores de Coimbra, que pretende homenagear todos os bombeiros profissionais e respetivas corporações e destacar a importância do seu trabalho para a proteção das populações.

Durante a abertura desta mostra, que se encontra em vários pontos do Piso 0 e do Piso 1 daquele centro comercial, o comandante dos Bombeiros Sapadores de Coimbra, Paulo Palrilha, explicou que pretende “sensibilizar as pessoas para os riscos que a sociedade hoje apresenta”, bem como “o trabalho que é desempenhado pelos bombeiros profissionais e pelos bombeiros na sua generalidade”.

Sobre o espólio, realça que procura abranger as várias valências e também “os tempos antigos, quando os bombeiros desempenhavam as suas funções com outros meios”.

PUBLICIDADE

Depois da visita à exposição, o vereador da Câmara Municipal de Coimbra, Carlos Lopes, assegurou que estão a ser acautelados, neste momento, todos os meios de segurança. Sobre a auto-escada dos Sapadores, explicou que “é um equipamento que tem 22 anos de uso e que, de 10 em 10 anos, tem que ter uma manutenção mais profunda”.

A auto-escada está, precisamente, na oficina e a manutenção demora cerca de dois meses. Carlos Lopes explicou que, enquanto não estiver disponível, a autarquia “articula com o Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS)”, havendo meios no distrito que “podem subsituir a auto-escada a qualquer momento”. Garante que, desta forma, estão “assegurados os meios”, até porque as questões de segurança “não podem ser negligenciadas”.

Rita Batanete, diretora do CoimbraShopping, enalteceu “todo o trabalho e dedicação destes homens e destas mulheres” que se dedicam à segurança da cidade e do concelho. Aproveitando as celebrações do Dia Nacional do Bombeiro Profissional, que se comemora a 11 de setembro, agradeceu a todos estes profissionais que, em todos os cenários, trabalham em prol da segurança das populações.

A exposição pode ser visitada até 15 de setembro e apresenta dois cenários de emergência quotidianos, com os meios, ferramentas e uniformes utilizados por esta companhia. Conta, também, com veículos antigos de combate a incêndios, que remontam ao ano de 1920.

Para além a vertente expositiva, os visitantes vão poder participar, gratuitamente, em workshops de Suporte Básico de Vida, que decorrem no Piso1, nos dias 10 e 11, às 11h00, 15h00 e 19h00.

Veja os vídeos dos diretos NDC:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE