Desporto
“Capital do Centro somos nós”. Académica e Leiria repudiam mensagem insultuosa para Coimbra
Uma mensagem atribuída a adeptos do União de Leiria com palavras insultuosas à Académica e a Coimbra está a circular nas redes sociais. O clube de Leiria já se demarcou publicamente do conteúdo. Contactado pelo Notícias de Coimbra, Miguel Ribeiro, presidente da Académica, repudiou “completamente este tipo de ataques”.
A mensagem surge a “emoldurar” uma imagem alusiva ao jogo de amanhã às 19:30 no Estádio Municipal Dr. Magalhães Pessoa, em Leiria, e em que o União de Leiria surge como “capital do Centro somos nós”. O texto, que em baixo reproduzimos, contém aquilo que parece ser a letra de cânticos, com insultos e palavras de ódio dirigidos aos adeptos da Briosa e a Coimbra.
“A UDL – União de Leiria – Futebol, SAD já pediu esclarecimentos e informa que não se revê neste tipo de comunicação e condena qualquer tipo de insulto aos nossos adversários ou atos que podem levar à violência”, a reação do clube foi tornada pública na última quarta-feira num comunicado oficial. “Todos os adeptos são bem vindos ao nosso estádio e todos os adversários podem contar com o nosso maior respeito. Estamos a promover uma cultura de “Futebol é Festa” e é nisso que nos revemos. Viva o Futebol”, acrescenta o texto.
PUBLICIDADE
“A Académica repudia o conteúdo dessa comunicação e defende o futebol com fair play, espetáculo e alegria”, disse ao NDC Miguel Ribeiro, presidente da Associação Académica de Coimbra/ Organismo Autónomo de Futebol, explicando que não se pronunciou publicamente sobre o assunto porque “o União de Leiria o fez e isso basta”.
“Como presidente da Académica quero abolir todo o comportamento nefasto para o futebol”, sustentou ainda Miguel Ribeiro louvando o esforço do União de Leiria, que preparou para sábado uma festa para atrair as famílias, com início às 15:00, na Fanzone Porta 10, com atuações de Quim Roscas e Zeca Estacionâncio, Maninho, Karetus, Dj Fifty e Santamaria, assim como um programa especial
O NDC contactou também a Mancha Negra sobre esta polémica. “O Leiria está a fazer um bom trabalho para atrair pessoas ao jogo e não era bom que uma estupidez estragasse tudo. Nós vamos lá para apoiar a Académica e não para picardias que não fazem sentido”, sustentou Nuno Santos, presidente da claque de apoio à Briosa, afirmando que a mensagem foi desvalorizada por não ter “sentido nenhum”.
Veja o texto que está em causa:
“Vi um grupo da Briosa, de gente pirosa, que Coimbra viu nascer.
Eram mitras e betos, todos iguais, só sabiam o que é perder.
Fui então a Coimbra apoiar o Leiria e dizer vão-se f****
Coimbrinhas de m****, vocês hão-de morrer.
Estou a comandar um batalhão, em cada beco há um c****.
Admiram a serra, invejam o mar, na fluvial vão nadar com m**** e sapos à beira do rio.
Vão para a p**** que vos pariu.
E é bom relembrar que a vossa cidade só é linda a arder”
Related Images:
PUBLICIDADE