Politécnico
Vencedor de concurso do IPC vai ajudar empresas a adequar a sua oferta ao comportamento dos consumidores
Um software que permitirá às empresas aproveitar os dados gerados em qualquer compra de produto ou serviço, rentabilizando a sua atividade comercial, através de funcionalidades de Cross-selling, Fidelização e Data Science/Business Analytics, é o projeto vencedor da 18.ª edição do Concurso Regional Poliempreende, que decorreu no dia 13 de julho, nas instalações do INOPOL Academia de Empreendedorismo do Politécnico de Coimbra (IPC).
O projeto Data inMensus pretende democratizar o poder das grandes ferramentas digitais, que cruzam dados de comportamento do consumidor com campanhas de promoção personalizadas a grupos de clientes (até agora apenas ao dispor das grandes cadeias empresariais) e torná-las acessíveis a empresários de grande e média dimensão que, apesar do seu sucesso, não conhecem o comportamento do seu cliente nem têm facilidade em tomar ação sobre esse conhecimento de forma automatizada como, por exemplo, em campanhas ultra segmentadas para o cliente, evitando o desperdício de promoções generalistas. Para empresas com múltiplos pontos de venda e/ou áreas de negócio, a proposta de cross-selling é um dos pontos inovadores.
O promotor, Marco Ferreira, estudante da Licenciatura em Engenharia Informática no Instituto Superior de Engenharia do Politécnico de Coimbra, vai representar o IPC no concurso nacional e recebe um prémio monetário no valor de 2.000€ e 12 meses de incubação no INOPOL Academia de Empreendedorismo para apoio ao desenvolvimento do projeto e à constituição da empresa.
Na edição de 2022 do Poliempreende no Politécnico de Coimbra, foram submetidas um total de 26 ideias de negócio de áreas científicas muito diversas e representativas das seis Escolas do Politécnico de Coimbra. Sara Proença, diretora do INOPOL e coordenadora regional do Poliempreende, destaca “a importância de programas desta natureza na formação e capacitação dos estudantes, na medida em que incentivam e promovem o desenvolvimento de um mindset empreendedor e potenciam a criação de redes e de novas oportunidades profissionais”. Para a responsável, a participação no Poliempreende “é decisiva no processo de transformação das ideias de negócio em projetos de vocação empresarial, uma vez que se trata de um programa com uma forte componente de capacitação, alicerçada numa rede de mentores com vasta experiência”.
Os projetos PTexotics e Horistur ficaram em segundo e terceiro lugar, respetivamente. Os três vencedores do concurso regional, para além dos prémios monetários, terão acesso a serviços de incubação no INOPOL, a incubadora do Politécnico de Coimbra, e acesso a uma vasta rede de contactos e parceiros do ecossistema empreendedor, que irão ser fulcrais para alavancar os projetos e dar origem a novas empresas.
O Poliempreende, projeto em rede que envolve a comunidade académica do conjunto de instituições de ensino superior politécnico portuguesas, visa promover uma cultura empreendedora e alavancar projetos de vocação empresarial inovadores, em parceria com diversos agentes do ecossistema empreendedor nacional. O Politécnico de Coimbra integra a rede Poliempreende desde a 5.ª edição do Concurso e conta com seis vitórias a nível nacional, um segundo e um terceiro prémios e um prémio inovação Delta.
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