Região
Uso eficiente da água nas culturas do Baixo Mondego discutido em Montemor-o-Velho
A importância da água, do seu uso eficiente nas culturas do Baixo Mondego e o seu valor económico foram os temas centrais da conferência dinamizada pela AgriHeroes, esta manhã, na Biblioteca Municipal Afonso Duarte, em Montemor-o-Velho.
Dirigida aos agricultores do Baixo Mondego, principalmente das culturas do arroz e do milho, a sessão, que decorreu em regime híbrido, tendo sido transmitida via zoom, procurou ainda incentivar a um uso mais racional da água e deu a conhecer alguns exemplos de boas práticas e novos recursos no setor agrícola.
Ao dar as boas-vindas a todos os presentes e sublinhar a importância da temática da conferência, o vereador José Veríssimo salientou que “a gestão da água tem de ser uma preocupação de todos nós, Autarquia, Poder Local e Regional, Governo, agricultores e munícipes”.
Também Alcindo Cardoso, em representação do Diretor Regional de Agricultura e Pescas do Centro, realçou que “a agricultura, sendo um setor fundamental, adota boas práticas e tem uma função fundamental nos ecossistemas”. Constatando a “grande evolução nos sistemas de rega” e no setor agrícola, sensibilizou os agricultores para “o uso eficiente da água e um uso racional dos nutrientes”.
Ao longo de uma “conversa” com os agricultores sobre a água, António Terrão Russo lançou em Montemor-o-Velho “alguns indicadores e alguns números” para “debater o valor económico da água por forma a incentivar um uso mais racional” daquele recurso.
As potencialidades climáticas, a água e as alterações climáticas, o regadio nacional, o Baixo Mondego e os principais constrangimentos, a pegada das culturas do Baixo Mondego, as ferramentas de gestão dos recursos hídricos disponíveis e algumas curiosidades sobre a água foram outros dos temas abordados.
Related Images:
PUBLICIDADE