Região
Aldeias do Xisto apostam em nova identidade visual que reflete evolução estratégica
As Aldeias do Xisto têm a partir de hoje uma nova identidade visual e mais funcionalidades digitais, num posicionamento estratégico que moderniza a marca e apresenta as mais-valias do território para o turismo, o viver, o investir e o criar.
“Esta identidade visual é muito mais do que o seu mero aspeto gráfico. Ela reflete a evolução da rede e visa refletir um posicionamento estratégico que, sendo centrado no turismo, vai muito além disso. É um posicionamento que já abarca questões conexas, como a questão do viver e usufruir, do investir e trabalhar ou do criar e aprender”, afirmou, em declarações à agência Lusa, Bruno Ramos, coordenador da ADXTUR – Agência para o Desenvolvimento Turístico das Aldeias do Xisto.
A nova identidade visual agrega alterações no logótipo e na página da instituição na internet, modernizando a primeira, criando novas funcionalidades na segunda e agregando sempre os valores da marca com o respetivo posicionamento estratégico.
No grafismo, mantém-se a imagem da casa que sempre acolheu a marca e os seus operadores, e que é símbolo de pertença e de comunidade, de acolhimento e de cuidado, mas as cores que eram usadas dão lugar ao preto ou ao branco, para a tornarem mais orgânica.
Por outro lado, a palavra “Aldeias do Xisto” ganha alguma dimensão e adota um estilo mais moderno, com a letra X a afirmar-se como um convite à descoberta dos tesouros do território, apontou Bruno Ramos.
“Na caça ao tesouro, o X é que marca o local do mapa onde o tesouro está, sendo que aqui as aldeias são pequenos tesouros para descobrir e para viver. Por outro lado, o X também é o sinal de multiplicação e todos sabemos que juntos podemos multiplicar e ter mais força. Por fim, é também um X que representa os vários cruzamentos que temos neste território, as formas de pensar e as interações que alcançamos”, disse.
Bruno Ramos especificou ainda que esta aposta também abarca alterações da página da internet, uma “ferramenta poderosíssima”, que vai “cruzar no mapa todos os recursos, todos os ativos e todas as ofertas” que a marca Aldeias do Xisto agrega.
Deste modo, a página contará com funcionalidades que permitem a especialização da procura por interesses e vai incorporar os microsites ligados à marca, nomeadamente o da plataforma de reserva ‘bookingxisto’ ou o ‘myxistotrails’. Além disso, passa ainda a haver um espaço dedicado ao ‘dark sky aldeias do xisto’ e outro ao ‘craft design’.
“Vamos normalizar os fluxos digitais e apresentar portas de entrada temáticas, que vão facilitar a procura especializada”, acrescentou aquele responsável.
Bruno Ramos frisou ainda que estas alterações também são um veículo para destacar os “contributos valiosos e concretos” e o papel da rede, face aos desafios que se colocam à sociedade, nomeadamente da transição digital e ecológica, ou dos novos modelos de trabalho ou da convivência enquanto comunidade.
“Continuamos a acreditar e a defender que não se pode pensar a sociedade do futuro sem pensar as aldeias, e estas aldeias em particular”, referiu.
Segundo acrescentou, esta aposta também envolve os parceiros, sendo que, a partir de hoje, os municípios também vão divulgar a nova imagem, passando a mensagem que também fazem parte da casa que a imagem gráfica apresenta.
“Queremos que essa casa continue a ser o teto onde todos os nossos parceiros se reveem e querem continuar a estar”, concluiu.
A imagem gráfica foi desenvolvida pelo Atelier Nunes e Pã e a página da internet pela empresa QUEO.
A Rede das Aldeias do Xisto é um projeto de desenvolvimento sustentável, de âmbito regional, que tem sede na Barroca, concelho do Fundão, e que integra 27 localidades da região Centro, além da parceria com 20 municípios e com mais de 100 operadores privados.
Related Images:
PUBLICIDADE