Região
Região de Coimbra apoia “exceção alimentar” no código dos contratos públicos na Europa
O Conselho Intermunicipal da Comunidade Intermunicipal (CIM) da Região de Coimbra decidiu, por unanimidade, apoiar o movimento francês Un Plus Bio na defesa de “uma exceção alimentar no código dos contratos públicos” na Europa.
“Esta campanha, a nível europeu, tem como objetivo avançar com debates e defender a alteração das regras nacionais e europeias no que respeita à temática da relocalização de alimentos”, afirma a CIM em comunicado.
A CIM da Região de Coimbra, que agrega 19 municípios, realça que, para o Un Plus Bio, a criação de um sistema de exceção alimentar na Europa “abriria a porta à redução das desigualdades que se alargam entre territórios, ao mesmo tempo que proporcionaria uma flexibilidade sem precedentes”.
Por outro lado, “daria uma nova oportunidade aos intervenientes agrícolas que produzem, processam e desenvolvem alimentos que são desejados pelos habitantes e decisores”, reforçando ainda uma noção de “serviço público alimentar baseado nos produtores de alimentos com uma missão de interesse geral, tendo em conta os serviços ambientais prestados ao território”.
Related Images:
PUBLICIDADE