Coimbra
Investigadora da Universidade de Coimbra distinguida com a mais alta condecoração da Sociedade Europeia de Investigação Clínica
Catarina Resende de Oliveira, professora jubilada da Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra (FMUC) e investigadora principal do Centro de Neurociências e Biologia Celular da UC (CNC-UC), foi recentemente galardoada pela Sociedade Europeia de Investigação Clínica (ESCI), tendo recebido a Medalha Albert Struyvenberg, a mais alta condecoração atribuída por esta sociedade científica.
A distinção foi entregue durante o último encontro científico da ESCI, que decorreu na passada semana na cidade de Bari, em Itália. A Sociedade Europeia de Investigação Clínica justificou a atribuição desta distinção pelo papel importantíssimo de Catarina Resende de Oliveira na investigação fundamental e clínica em Neurologia, assim como o seu papel na formação de jovens investigadores.
A atual presidente da ESCI, Voahanginirina Randriamboavonjy, no discurso de homenagem, destacou ainda “a intensa atividade científica da professora Catarina, a que se adiciona a constante procura por fazer chegar a ciência à população e o facto de ter treinado cientistas que agora são reconhecidamente de topo mundial”.
PUBLICIDADE
Sobre esta distinção, Catarina Resende de Oliveira refere que “gostaria de partilhar com todos aqueles com quem tive o privilégio de me cruzar no meu percurso científico, significa para mim o reconhecimento de um trabalho de equipa incentivado pelo alinhamento entre a investigação fundamental, geradora de novo conhecimento, e a prática clínica, onde haverá oportunidade de aplicar esse conhecimento e assim contribuir para aliviar o sofrimento humano“.
O 56.º Congresso Anual da Sociedade Europeia de Investigação Clínica ficou também marcado pela atribuição de outros prémios a jovens cientistas do Centro de Neurociências e Biologia Celular da Universidade de Coimbra, que viram reconhecidas apresentações orais e posters das suas investigações.
O encontro de 2022 da ESCI marcou também o fim do mandato de Paulo Oliveira, investigador principal e vice-presidente do CNC-UC, o primeiro presidente português da Sociedade Europeia de Investigação Clínica. No balanço do mandato, o investigador da Universidade de Coimbra destacou a promoção de financiamento para jovens cientistas e clínicos (nomeadamente, bolsas de viagem e projetos científicos exploratórios) e o trabalho desenvolvido no âmbito da igualdade de género, através da aprovação de um plano para as atividades da ESCI.
A Sociedade Europeia de Investigação Clínica é uma sociedade científica com sede em Utrecht, na Holanda, formada em 1967, com a missão de construir pontes entre a investigação fundamental e a clínica. Organiza um congresso anual em diferentes cidades da Europa e aposta em atividades de apoio a jovens investigadores e clínicos.
Related Images:
PUBLICIDADE