Coimbra
Coimbra é o quinto melhor município do país
Coimbra mantém o quinto lugar de melhor município e consolida-se como uma das marcas com melhor desempenho nos negócios e talento no Portugal City Brand Ranking divulgado hoje pela consultora Bloom.
A 8ª edição do Portugal City Brand Ranking analisa o desempenho das marcas dos 308 municípios portugueses nas áreas do Turismo, Negócios e Talento, ao longo dos últimos anos.
PUBLICIDADE
A Lusa Atenas classifica-se no top 5, a seguir a Lisboa, Porto, Cascais e Braga, imediatamente à frente de municípios como Gaia e Sintra.
No ranking da Região Centro, Coimbra lidera e destaca-se das restantes capitais dos seis distritos: Aveiro (10.º), Leiria (12.º), Viseu (14.º), Guarda (46.º) e Castelo Branco (56.º).
Coimbra conquista ainda o título de melhor município da Região Centro para negócios e também para viver, mas perde para a Nazaré o primeiro lugar de melhor local para visitar.
Ao nível nacional e nesta edição registaram-se 16 mudanças nas posições que compõem o Top 25, sendo que os sete primeiros lugares se mantiveram inalterados. Lisboa, Porto, Cascais, Braga, Coimbra, Vila Nova de Gaia e Sintra, resistem nos lugares que ocuparam na edição de 2021 e consolidam-se como as sete marcas com melhor desempenho entre os 308 municípios portugueses.
A primeira mudança aparece no oitavo lugar, devido à escalada de duas posições do Funchal, seguido de Setúbal ascende ao nono lugar, alcançado na edição de 2019 (a sua melhor posição de sempre no estudo). Estas duas subidas, ditaram as descidas de Aveiro e de Faro na classificação, remetendo o município do Centro para o lugar que ocupou em 2016 e os algarvios para a posição que ocuparam em 2015.
Com Leiria a manter a sua posição, imune a descidas e subidas, segue-se Portimão, que com uma escalada de 5 posições consegue a sua melhor posição nacional de sempre, no 13º lugar, seguido de dois municípios que também conseguiram ganhar terreno entre as 15 marcas de referência neste estudo: Viseu e Oeiras, que sobem 1 e 2 posições respetivamente.
Apesar da subida significativa de Oeiras, Matosinhos consegue manter a sua posição, seguindo-se Guimarães que perde três posições, Évora e Viana do Castelo, que sobem duas e cinco posições respetivamente.
No top 25 há ainda espaço para Almada, que mesmo perdendo nove posições, continua entre os 20 municípios com melhor desempenho, Mafra desce duas posições, e Albufeira consegue subir um posto. Maia desce duas posições e está agora no 23º posto. O Top 25 é fechado por Torres Vedras, que perde 3 posições. No 24º lugar, temos um retorno ao Top 25. Ponta Delgada consegue conquistar o lugar a Vila do Conde e volta pela 3ª vez a fazer parte deste grupo de marcas de excelente desempenho.
A consultora explica em comunicado enviado ao Notícias de Coimbra, que se trata de um “estudo diferenciado, uma vez que não têm qualquer variável qualitativa ou de opinião, focando-se exclusivamente em “hard data”, dados fidedignos que classificam o desempenho das marcas dos 308 municípios portugueses de forma tangível e realista”.
Este algoritmo é composto por três variáveis base. Na primeira variável são analisados todos os dados estatísticos que medem o desempenho nas vertentes económica, social e turística, sendo considerados dados de fontes oficiais como o INE ou a Pordata.
A segunda variável consiste na análise de todas as pesquisas online realizadas em todo o mundo, nos principais motores de busca, através da ferramenta Digital Demand – D2©, ajudando a entender a procura proativa existente por todos os municípios portugueses.
Por fim, a terceira variável consiste no desempenho dos canais de comunicação dos municípios, nomeadamente nos seus sites oficiais e páginas em redes sociais. Desta forma, de uma forma concreta e rigorosa, é possível avaliar o desempenho e a eficácia dos diversos municípios na captação de investidores, turistas e novos residentes.
Consulte o Ranking completo aqui.
Related Images:
PUBLICIDADE