Câmaras

Ministra diz na Pampilhosa da Serra que Orçamento do Estado prevê desbloquear descentralização (com video)

Notícias de Coimbra | 3 anos atrás em 10-04-2022

A ministra da Coesão Territorial admitiu hoje que o próximo Orçamento do Estado trará novidades relativamente ao processo de descentralização nas áreas em que o suporte financeiro da delegação das competências está a dificultar a ratificação pelas Câmaras Municipais.

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

publicidade
publicidade

Ana Abrunhosa falava na sessão solene do feriado municipal da Pampilhosa da Serra e, em entrevista em exclusivo ao Notícias de Coimbra confirmou que o Orçamento do Estado incluirá a descentralização. A governante preferiu não adiantar mais pormenores, uma vez que o documento de gestão financeira do Estado vai ser apresentado esta semana pelo Governo de António Costa.

PUBLICIDADE

Estando a descentralização na Educação praticamente concluída resta ainda que diversas Câmaras Municipais ratifiquem a delegação de competências na área da Saúde e da Ação Social, embora esta ultima esteja “adiada para 2023”.

Os autarcas da Região de Coimbra manifestaram-se recentemente, durante um Conselho Intermunicipal, acerca das dificuldades financeiras em assumir as competências na Saúde e na área Social. A Pampilhosa da Serra já assumiu esta área social, porém rejeitou as novas competências de gestão da saúde no município.

Veja a entrevista à ministra da Coesão Territorial no direto Notícias de Coimbra.

 

Veja a intervenção da ministra da Coesão Territorial durante a sessão solene no direto Notícias de Coimbra.

 

 

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE