Coimbra
Dia do Antigo Estudante de Coimbra revive história da AAC (com vídeos)
Assinalou-se, esta segunda-feira, o “Dia do Antigo Estudante de Coimbra” e o aniversário da “Tomada da Bastilha II”, numa organização conjunta da Associação dos Antigos Estudantes de Coimbra (AAEC), Associação Académica de Coimbra (AAC) e Conselho de Veteranos da Universidade de Coimbra (UC).
As várias iniciativas promovidas pelas três associações dividiram-se entre o espaço Student Hub, na antiga Faculdade de Medicina, no Polo I da Universidade de Coimbra (UC) e o Instituto Justiça e Paz.
PUBLICIDADE
Jorge Castilho, presidente da Associação dos Antigos Estudantes de Coimbra, realça que este dia é muito importante, porque faz com que ao longo dos tempos se mantenham vivas as memórias” de quem passou pela UC e por outro lado “estimula a ligação intergeracional entre antigos e atuais estudantes”.
O presidente interino da AAC, Daniel Aragão, reforça que “a direção-geral tem o papel de recordar e de fazer reviver a história da academia que muito contribuiu para a história do país”.
O dia ficou marcado por um momento de conversa com Polybio Serra e Silva, médico e professor catedrático jubilado da Faculdade de Medicina, um dos protagonistas da “Tomada da Bastilha II”, que esteve na origem da construção do edifício sede da AAC.
Ao NDC, o professor catedrático recordou o dia 4 de abril de 1954, quando um grupo de estudantes decidiu tomar de assalto o Instituto de Coimbra, como forma de reivindicar novas instalações para a associação estudantil mais antiga do país.
A inauguração de uma exposição e a atuação do Grupo de Fado da AAC marcaram o início das comemorações no espaço Student Hub.
Seguiu-se a assinatura de um protocolo de colaboração entre Associação dos Antigos Estudantes de Coimbra (AAEC), Associação Académica de Coimbra (AAC) e Conselho de Veteranos da Universidade de Coimbra (UC) que visa a dinâmica de desenvolvimento da cultura e tradição da academia coimbrã.
Já no Instituto Justiça e Paz foi lançado o livro “Os Lysíadas – Epopeia dos LyS.O.S. – Uma República de Coimbra no Porto”, da autoria do antigo estudante José Veloso.
O Conselho de Veteranos da Universidade de Coimbra promove ainda “a Semana de Capa e Batina, com várias iniciativas, que decorrem até domingo, com cariz tradicional e cultural”, frisa o dux veteranorum Matias Correia, sustentando o envolvimento das “três grandes associações de Coimbra que representam a tradição e a história, bem como todas as gerações académicas”.
Veja as imagens das comemorações do Dia do Antigo Estudante da Universidade de Coimbra.
Veja os diretos NDC:
Related Images:
PUBLICIDADE