Coimbra
Astronomia para bébés do Exploratório de Coimbra viaja até Paris
O Exploratório – Centro Ciência Viva de Coimbra e a Universcience – Cité des Sciences e de L’industrie, em Paris, participam na programação da Temporada Portugal França 2022 com o projeto em parceria Astronomia para os mais novos.
Na primeira semana de maio, o filme Astronomia para Bebés, do Exploratório, será apresentado em Paris. Na última semana de maio, o espetáculo Parés au décollage, da Universcience, vai ser apresentado em Coimbra. Para o futuro, fica a intenção expressa por ambas as equipas de prosseguir o trabalho em parceria.
A equipa da Universcience – Cité des Sciences e de L’industrie, um dos grandes centros de divulgação de ciência na Europa, situado em Paris, acaba de assistir ao novo espetáculo do Exploratório, Som – Ciência em Palco – que este sábado, dia 2 de abril, às 17h00, estará em cena para todo o público –, e a reação é unânime: “Superbe!”.
O adjetivo, que em língua portuguesa podemos traduzir para “fantástico” ou “extraordinário”, é partilhado por todos os cinco elementos da equipa francesa, Isabelle Leroux, Élodie Castro, Jounaid Mihoubi, Pascal Decampe e Christelle Barclay, de visita ao Exploratório no âmbito do projeto Astronomia para os mais novos, desenvolvido em parceria na programação da Temporada Portugal França 2022 e a ser apresentado em maio, em Paris e em Coimbra.
Mas que serve também para uma desejável partilha de experiências e para o conhecimento dos projetos de cada uma das entidades, Exploratório e Universcience, o que aconteceu nos três dias de visita e que deixa a “porta aberta a novos projetos em parceria” num futuro próximo.
“Fomos contactados pela Universcience, que sabia que o nosso filme Astronomia para Bebés tinha sido contemplado com o prémio Mariano Gago Ecsite Awards 2018. Esse foi o ponto de partida. Como a Universcience tinha acabado de lançar um espetáculo para crianças, estavam à procura de um parceiro em Portugal que também tivesse uma atividade para os mais novos sobre a temática da astronomia.
Contactaram-nos e avançámos para este projeto, Astronomia para os mais novos”, explica Catarina Reis, da direção do Exploratório.
A parceria, no âmbito da Temporada Portugal França, acontece com a apresentação em Paris do filme do Exploratório Astronomia para Bebés, com um evento na Universcience, na primeira semana de maio; seguindo-se, em Coimbra, no Exploratório, na última semana de maio, o espetáculo da Universcience Parés au décollage.
Uma segunda componente do projeto é uma “troca de experiências entre as duas equipas”, que tem sido “riquíssima, não apenas na área da astronomia, mas noutros projetos de promoção da ciência para os mais novos”.
Este poderá ser, é desejável que seja, destaca Catarina Reis, “um ponto de partida, não apenas na relação entre o nosso Hemispherium e o Planetarium da Universcience, mas também com as equipas que realizam atividades para o público infantil”. Igual perceção têm os elementos que compõem a equipa francesa de visita ao Exploratório.
“Foram três dias verdadeiramente espetaculares. Parece-me que a grande força do Exploratório está na equipa, nos monitores, que são fantásticos. Nós fomos surpreendidos e descobrimos tantas coisas, atividades e novas propostas, que podemos trabalhar em conjunto nos próximos anos”, diz Isabelle Leroux, monitora na Cité des Enfants.
Christelle Barclay é igualmente assertiva: “interessa-nos muito e a mim particularmente, enquanto responsável de produção do Planetarium, a continuação da colaboração com o Exploratório para além deste primeiro projeto na Temporada Portugal França”.
“É muito importante poder partilhar experiências com estes colegas de um grande centro de ciência europeu e perceber que há muitas afinidades, muito caminho a percorrer, mas também muitas oportunidades para o futuro”, diz Sílvia Franklim, monitora Exploratório e uma das responsáveis pela produção da nova versão do filme a 360º Astronomia para Bebés, em exibição no Exploratório, nas manhãs de domingo, às 10:30.
Related Images:
PUBLICIDADE