Coimbra
Coimbra de negro carregado na despedida de Cesário Silva (com videos)
O soluçar triste na voz embargada da irmã mais nova de Cesário Silva emocionou as centenas de pessoas que esta tarde encheram o Paço das Escolas para a despedida ao presidente da Associação Académica de Coimbra. Um forte aplauso terá tentado confortar a jovem que recordou momentos entre os cinco irmãos, referindo que Cesário “queria ter cinco filhos, um deles um Cesário pequenino” para ela própria cuidar.
As lágrimas foram escorrendo e ensopando as máscaras nos rostos tão jovens que, pela ordem natural, não deveriam conhecer a dor da perda de um par. A maior parte eram estudantes trajados, professores e funcionários da universidade e da AAC, usando braçadeira de luto, e muitos amigos de Cesário Silva, que ouviram a missa no exterior da Capela de São Miguel, na Universidade de Coimbra. Reservado para a família e amigos mais próximos, o interior da Capela recebeu o bispo de Coimbra que celebrou a missa.
PUBLICIDADE
Os cânticos da cerimónia funebre foram entoados pelos “Adolescentes de São José”, um grupo ao qual o jovem de 24 anos já pertencera, primeiro como criança e mais tarde como monitor.
O reitor da Universidade de Coimbra lembrou os momentos que partilhou com o presidente da Associação Académica, lembrando que a instituição está a passar pelo período mais negro da sua história. Amilcar Falcão recordou o trato com que, apelidou, carinhosamente era tratado por Cesário Silva: o “tio Amílcar”.
A Via Latina viu assim as diversas secções e núcleos representados, também as tunas e orquestras que vestiram a negro os estandartes, ocultando as insígnias, em forma de luto.
Cesário Silva tinha 24 anos e foi o 111.º presidente da Associação Académica de Coimbra, eleito em novembro de 2021. Morreu no dia 12 de março, sábado na sequência de um acidente de viação, em Oliveira de Azeméis.
Maria da Graça Polaco
Related Images:
PUBLICIDADE