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Poesia completa do conimbricense Sá de Miranda revista e publicada este mês
A poesia completa de Francisco de Sá de Miranda está a partir deste mês disponível, numa edição de José Camões e Filipa de Freitas, com resultados de novas investigações e poemas totalmente inéditos, publicada pela Imprensa Nacional.
Com o título “Poesia”, este monumental volume de mais de 1.700 páginas apura as leituras de edições anteriores, a partir de impressos e manuscritos — quer da mão do autor, quer copiada em cancioneiros dos séculos XVI e XVII —, e acrescenta-lhe novas versões de composições poéticas, anunciou a editora.
Para além de uma apresentação atualizada deste clássico, a edição é ainda enriquecida com uma variada e abrangente seleção de auxiliares ao entendimento da obra, bem como de vários estudos introdutórios sobre a linguagem poética e a vida de Sá de Miranda.
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Hélio J. S. Alves assina “A linguagem poética de Sá de Miranda”, José Javier Rodríguez Rodríguez escreve sobre “Las églogas de Sá de Miranda”, Marcia Arruda Franco dedica-se ao “Soneto de sete faces”, Ana María S. Tarrio aborda o tema “A viagem maior. Francisco de Sá de Miranda e os autores clássicos”, enquanto T. F. Earle explora “A obra de Francisco de Sá de Miranda vista pelos poetas quinhentistas”.
A obra inclui ainda um vasto aparato de variantes, notas contextuais, glossário e um longo catálogo bibliográfico.
Vulto do Renascimento em Portugal, Francisco Sá de Miranda nasceu em Coimbra em 1481, cursou Leis, em Lisboa, e foi amigo de Bernardim Ribeiro.
O escritor e humanista privou com a corte e foi próximo do rei João III, seu protetor, tendo assimilado as inovações do Renascimento italiano e aperfeiçoado o ‘dolce stil nuovo’, durante a sua viagem a Itália.
No regresso, iniciou uma profunda renovação literária em Portugal, com a introdução dos versos grandes do decassílabo (que ficariam conhecidos como a “medida nova”, em oposição à “medida velha”, a das redondilhas), novas formas (sonetos, tercetos e oitavas) e também novas modalidades líricas (canções, cartas, éclogas e elegias, mas sem nunca deixar de fazer cantigas, esparsas e vilancetes).
Francisco de Sá de Miranda foi mentor dos principais poetas seus contemporâneos, em especial de António Ferreira, Diogo Bernardes e Pêro Andrade de Caminha e foi influenciando muitos mais, ao longo dos séculos, até à contemporaneidade.
José Camões é investigador principal da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, onde leciona no programa de pós-graduação em Estudos de Teatro, e desenvolve investigação sobre a História do Teatro em Portugal, estudos comparatistas do teatro ibérico do século de ouro e edição de teatro clássico português.
Filipa de Freitas é licenciada em Estudos Portugueses e Lusófonos, mestre em Estudos Portugueses (com uma dissertação sobre Francisco de Sá de Miranda) e mestre em Filosofia (com uma dissertação sobre Fernando Pessoa/Barão de Teive).
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