Região
Descubra os percursos alternativos ao IP3 a partir de 3 de março
De acordo com a empresa Infraestruturas de Portugal, SA, a circulação no IP3 vai ficar cortada a partir da madrugada de 3 de março entre os nós de Penacova e Miro, durante três semanas. Esta entidade informou que, devido a trabalhos de desmonte de blocos de pedra de grandes dimensões, haverá necessidade de se proceder à interdição total da circulação rodoviária no IP3, em ambos os sentidos.
Pelo mesmo motivo, vai ser interditada a EN2 na mesma localização, pois a empreitada obriga a uma interdição total do trânsito de modo a garantir a rápida execução da intervenção e em totais condições de segurança.
Os desvios de trânsito previstos são os preconizados pela Infraestruturas de Portugal, SA e os desvios locais, da iniciativa municipal.
Desvios preconizados pela IP, SA
Opção A
Sentido Coimbra/Viseu: o trânsito será desviado pelo IC2 até à Mealhada, seguindo pela EN234 pelo Luso em direção a Mortágua, e depois pela EN228 até ao IP3;
Sentido Viseu/Coimbra: o desvio ocorrerá no sentido inverso.
Opção B
Sentido Coimbra/Viseu: o trânsito será desviado pela EN17, até S. Martinho da Cortiça, seguindo depois pelo IC6 até ao Nó da Raiva do IP3;
Sentido Viseu/Coimbra, o desvio ocorrerá no sentido inverso.
Desvios locais de trânsito preconizados pelo Município de Penacova:
Sentido Espinheira ou Penacova/Oliveira do Mondego: seguir pela ex-EN235 até ao Casal de Sto. Amaro, prosseguir pela EM591 para Chã, Gondelim, Barragem da Raiva, Coiço, Alto das Lamas e nós de Miro (IP3) ou da Raiva (IP3/IC6);
Sentido Oliveira do Mondego/Penacova ou Espinheira: caminho paralelo ao IP3, Alto das Lamas, Coiço, Barragem da Raiva, Gondelim, Chã, Casal de Sto Amaro e nó Espinheira (IP3). Nota: os veículos pesados, no Casal de Sto. Amaro, não poderão cortar à esquerda (no sentido de Penacova), devendo deslocar-se ao nó da Espinheira;
Da EM534 e CM1268 (Miro/Vale do Tronco) para Penacova/Espinheira:
Opção A: variante de Miro, IP3 até nó de Oliveira do Mondego, caminho paralelo ao IP3, Alto das Lamas, Coiço, Barragem da Raiva, Gondelim, Chã, Casal de Sto Amaro e nós da Espinheira ou de Penacova (IP3) e sentido inverso;
Opção B: ligação pelas EN17 e EN2, por Vila Nova de Poiares, Ronqueira, Carvoeira e Penacova e sentido inverso.
Portanto, trata-se de uma obra de iniciativa da empresa responsável pela rede viária nacional, que irá causar graves perturbações, incómodos e inconvenientes. O Município de Penacova propôs diversas medidas de mitigação dos efeitos nefastos, como uma maior vinculatividade dos desvios de tráfego, o alargamento do horário de trabalho e o reforço da intervenção da GNR no que respeita à orientação do trânsito, mas tais propostas não obtiveram acolhimento junto do dono de obra.
A Câmara Municipal de Penacova, ciente dos impactes negativos que a obra irá provocar, articulou ainda assim com diversas entidades medidas excecionais, com destaque para as questões de proteção civil (que levam à adoção de medidas excecionais de descentralização do socorro às populações) e de transporte escolar e não escolar (que levam a um planeamento complexo de adaptação de horários, em articulação com os concessionários e com a Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra).
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