Região

Rota Monumental das Aves surpreende dezenas de participantes em Montemor-o-Velho

Notícias de Coimbra | 3 anos atrás em 12-02-2022

A Caminhada PR1 MMV “Rota Monumental das Aves” + Anilhagem de Aves reuniu 30 participantes que partiram à descoberta da biodiversidade do Paul do Taipal, numa manhã repleta de natureza e História.

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

publicidade
publicidade

O Mercado Municipal foi o ponto de encontro deste animado momento que levou os participantes numa jornada pela Rota Monumental das Aves de Montemor-o-Velho e terminou com uma visita guiada ao Castelo de Montemor.

O Paul do Taipal, Zona de Proteção Especial para a Avifauna (ZPE), sob gestão do ICNF – Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas, representa, conjuntamente com os pauis de Arzila e Madriz, um dos últimos exemplos deste tipo de zona húmida na Região Centro. Possui duas zonas distintas: a zona paludosa e a zona envolvente. Na zona paludosa desenvolvem-se espécies como o salgueiro, o amieiro, o freixo, o caniço, acompanhado do bunho, formando extensos caniçais, a tabúa, o junco, o lírio-amarelo-dos-pântanos, entre outras espécies típicas de zonas húmidas. A zona envolvente, ocupada pela agricultura e por uma zona florestada, onde os solos calcários propiciam a existência de espécies como a aroeira, o carvalho-cerquinho, o carrasco, o aderno-bastardo, a roselha-grande, a pascoinha, o trovisco e algumas orquídeas características, como o abelhão e o satirião-menor.

Quanto a valores faunísticos, o paul é um local imperdível para os amantes do birdwatching, com uma considerável diversidade de avifauna, onde existem cerca de 125 espécies de aves referenciadas. É local de nidificação, refúgio (durante o inverno) ou de repouso e alimentação de aves migratórias, destacando-se a presença habitual da garça-real, do colhereiro, do pato-trombeteiro, do caimão, da marrequinha, do pernilongo e de alguns mamíferos como a lontra.

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE